Integridade Científica Entre Alunos de Enfermagem Que Participam do Programa de Iniciação Científica: Estudo Exploratório

18 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece posicionamentos e práticas adotados por alunos de Enfermagem inseridos em programas de iniciação científica acerca dos princípios de integridade científica nas diferentes etapas do processo de fazer ciência.


A enfermagem é uma profissão do campo da saúde que tem o cuidado como seu objeto epistemológico de saber-fazer. O processo de cuidar abarca três dimensões básicas: assistencial, educação-pesquisa, e administrativo-gerencial. Cada uma delas possui corpo de conhecimentos e estratégias próprias para seu desenvolvimento e implementação. A segunda vertente, educação-pesquisa, assume fundamental importância para a formação de novos profissionais e para fomentar a produção de conhecimentos que subsidiem o cuidado.

Integridade Científica Entre Alunos de Enfermagem Que Participam do Programa de Iniciação Científica: Estudo Exploratório

Integridade Científica Entre Alunos de Enfermagem Que Participam do Programa de Iniciação Científica: Estudo Exploratório.

Nos últimos anos, a produção científica na área de enfermagem contribuiu significativamente para seu reconhecimento como força de trabalho e fonte de conhecimentos teóricos e práticos. Isso ocorreu graças à evolução educativa, por meio do fortalecimento dos grupos de pesquisa e da qualificação dos pesquisadores.

Integridade científica

Com o crescimento numérico das produções e a inserção de jovens pesquisadores no cenário de pesquisa, surge a necessidade de se discutir questões relativas à integridade científica e à ética em pesquisa. A ciência, por se tratar de uma atividade humana, está sujeita a interesses próprios dos pesquisadores e a práticas desonestas. Embora o conhecimento científico tenha mecanismos de correção, por meio de verificação e revisão por pares, por exemplo, os erros advindos da má conduta científica podem acarretar perdas sociais e econômicas, baixa qualidade das publicações e perdas científicas.

A discussão ética é uma preocupação legítima no ensino dos futuros profissionais e pesquisadores na área da enfermagem. A disseminação desses conteúdos deve estar voltada para construção de valores. Atitudes e habilidades essenciais para o exercício profissional e da prática científica, para além dos debates conceituais.

Este estudo teve como objetivo conhecer posicionamentos e práticas adotados pelos alunos de enfermagem inseridos em programas de iniciação científica acerca dos princípios de integridade científica nas diferentes etapas do processo de fazer ciência: concepção e delineamento do estudo. Revisão ética do protocolo. Condução da pesquisa e divulgação dos resultados.

Compartilhar