Instrumento Para Gestão do Enfermeiro Coordenador do Programa de Imunização na Esfera Municipal

23 de novembro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Constrói e valida o conteúdo de um check list para ser utilizado como instrumento de gestão pelo enfermeiro no contexto da imunização.


Estudo de desenvolvimento metodológico, com abordagem qualitativa e quantitativa com os objetivos gerais de construir e validar o conteúdo de um check list para ser utilizado como instrumento de gestão pelo enfermeiro no contexto da imunização.

Covid-19: Vacinados Devem Observar Intervalo Entre Imunizantes

Foto: Agência Brasil

O estudo foi desenvolvido no Núcleo de Imunização da Gerência Regional de Saúde de Tubarão e seus 18 municípios de abrangência. Para construção do check list foram consideradas duas etapas: a) revisão integrativa e também publicações dos manuais do Ministério da Saúde, portarias específicas, informes e notas técnicas, além de entrevista com os enfermeiros coordenadores dos Programas de Imunização da esfera municipal para estruturação do check list; b) validação de conteúdo do check list por meio do consenso de juízes com expertise em imunização.

Para análise e interpretação dos dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, enquanto para análise dos dados quantitativos foi utilizado o modelo psicométrico de Pasquali. A validação de conteúdo do check list foi obtida mediante o entendimento de juízes com expertise em imunização selecionados de forma intencional, totalizando 21 enfermeiros, que analisaram a relevância de cada item do instrumento por intermédio de um questionário de avaliação disponibilizado online via Google Drive. Cada domínio, item e subitem foi avaliado de acordo com uma escala Likert com cinco opções de resposta: discordo totalmente; discordo; não discordo e não concordo; concordo; concordo totalmente ? com espaço para cada juiz indicar sua opinião, caso julgasse necessário ou quisesse justificar a resposta assinalada. Foi realizada a validação de conteúdo com aplicação do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), após julgamento dos itens do check list pelos juízes. A taxa de concordância aceitável foi de 80%, ou seja, IVC de 0,80. O desenvolvimento do estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo aprovado pelo parecer consubstanciado do CEP sob nº 3.373.012 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 07939418.5.0000.0121.

A revisão integrativa realizada em quatro bases de dados da área da saúde resultou em seis estudos que demonstraram diferentes estratégias adotadas no processo de implementação da gestão dos serviços de imunização na esfera municipal, bem como potencialidades e limitações das atribuições do enfermeiro, cujos resultados estão no manuscrito: Gestão dos serviços de imunização na esfera municipal: revisão integrativa. A partir da análise de dados das entrevistas foram construídas duas categorias: Aspectos Relacionados à Gestão dos Serviços de Imunização na Esfera Municipal e O Papel do Enfermeiro Coordenador dos Serviços de Imunização na Esfera Municipal, apresentadas no manuscrito: Alinhamento da esfera municipal com as diretrizes do programa nacional de imunização: estudo qualitativo.

O produto deste estudo consiste em um check list que contém um roteiro sistematizado para ser utilizado na gestão dos serviços de imunização na esfera municipal, ou seja, irá subsidiar supervisão, monitoramento e avaliação. Faz-se necessária, contudo, a realização de outros estudos para mensurar sua aplicabilidade e realizar a avaliação desse instrumento enquanto tecnologia em saúde.

Compartilhar