Imunização: Planejamento e Estrutura Organizacional na Atenção Primária à Saúde

30 de setembro de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Identifica como acontece o planejamento das ações de Enfermagem e a estrutura física nos serviços de vacinação.


O Programa Nacional de Imunizações é referência em imunização em todo o mundo, sendo considerado internacionalmente como um dos programas mais avançados, que oferece o maior número de vacinas de forma gratuita aos grupos populacionais, com o objetivo de controlar doenças imunopreveníveis. Dispõe de calendário vacinal definido para a criança, adolescente, adulto, idoso e indígenas, oferecendo atualmente 45 tipos de imunobiológicos, sendo 27 vacinas, 14 soros heterólogos e quatro soros homólogos.

Vacina Contra a Monkeypox

Foto: © Mufid Majnun/Unsplash

Portanto, os resultados positivos se sucedem graças a um trabalho articulado e integrado que envolve as três esferas de gestão por meio de ações coordenadas de planejamento, capacitação, infraestrutura e logística. Essas ações são capazes de permitir que, na linha de frente do Sistema Único de Saúde, no contato da equipe com a população, seja entregue um produto de qualidade, com todas as suas características e especificidades preservadas.
Nesse contexto, a equidade é observada pela ampliação da oferta de vacinas, nas estratégias de vacinação de rotina e campanha, que vai além do contexto territorial, mas, sobretudo, populacional, alcançando os grupos alvo da vacinação, abrangendo todos os ciclos da vida.
A Atenção Primária à Saúde é o âmbito da atenção mais estratégico para a prevenção de doenças e agravos, sendo um dos seus atributos essenciais o acesso para os usuários do Sistema Único de Saúde. Assim, na perspectiva do controle, erradicação e eliminação de doenças imunopreveníveis, o que inclui as ações de imunização, é fundamental a participação ativa dos profissionais de saúde, bem como de gestores municipais e estaduais.
A Estratégia Saúde da Família tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população, organização e execução de suas práticas adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes. É composta pelas ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos, e deve estar amparada nos conhecimentos e técnicas vindos da epidemiologia, do planejamento e das ciências sociais.
Nessa perspectiva, a equipe de saúde que atua no serviço de vacinação nas unidades básicas de saúde é formada por enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem.2 O enfermeiro é o responsável pelo gerenciamento do cuidado e a sua supervisão é uma ferramenta importante para a qualidade da assistência.
Portanto, o estudo objetivou identificar como acontece o planejamento das ações de enfermagem e a estrutura física nos serviços de vacinação.
Compartilhar