Implementação de Melhorias na Atenção Primária à Saúde: Protocolo de Enfermagem e Gerenciamento de Unidades

3 de outubro de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Descreve a experiência da elaboração do Protocolo de Enfermagem da Atenção Primária e o gerenciamento das Unidades Básicas de Saúde de Rio Branco – Acre.


É assegurado ao enfermeiro o Exercício Profissional, cabendo-lhe organizar, planejar e coordenar e avaliar os serviços de assistência de enfermagem. O Conselho Federal de Enfermagem lançou, no ano de 2018, as Diretrizes para Elaboração de Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde pelos Conselhos Regionais. Com isso, a implantação e implementação dos Protocolo de Enfermagem, por secretarias de saúde com o apoio dos Conselhos Regionais de Enfermagem, amplia cada vez mais o acesso dos usuários as Unidades de Saúde da Atenção Primária.

desenho estilizado do perfil de uma família com um prédio e uma casa atrás.
Protocolo é a descrição de uma situação específica de assistência/cuidado, que contém detalhes operacionais e especificações sobre o que se faz, quem faz e como se faz, conduzindo os profissionais nas decisões de assistência para a prevenção, recuperação ou reabilitação da saúde. Os Protocolos de Enfermagem, na Atenção Primária à Saúde (APS), permitem ao enfermeiro autonomia nas suas decisões clínicas, tornam a prática assistencial de forma humana e segura e garantem, por meio de instrumentos sistematizados, maior qualidade e tomada de decisão na resolução de conflitos de forma ética e com respaldo científico baseado em evidência.
O processo de trabalho do enfermeiro permeia as esferas gerencial e assistencial, perpassando o ensino e a pesquisa, que estão diretamente ligados às práticas do cuidado, tornando-o, dessa forma, um gerenciador do cuidado; requerendo assim, competências dos profissionais. E o enfermeiro emerge historicamente como um profissional que tem competência e atuação na gerência do cuidado prestado pela equipe de enfermagem.
Na APS a equipe deve trabalhar para garantir à população melhores resultados. Exigindo assim, profissionais com múltiplos saberes, habilidades técnicas e que desenvolvam dimensões políticas, de gestão e liderança. Enfermeiros aptos a assumirem posições de líderes devem sempre ter em vista o bem-estar da comunidade, envolvendo comprometimento, responsabilidade, tomada de decisões e comunicação assertiva.

Atenção Primária à Saúde

Com o passar dos tempos e as mudanças dos cenários de saúde, a implantação de alguns dispositivos e/ou unidades de saúde no contexto da APS, o enfermeiro foi cada vez mais adentrando e se posicionando na assistência, na gerência dos serviços e na gestão. Estas mudanças têm acarretado consequências para os profissionais de enfermagem, nomeadamente ao nível da carreira, do vínculo com a instituição, entre outros, criando-se novos desafios para a profissão.

As pesquisas demonstram o quanto gerenciar é importante e suas diversas formas, para muitos, demonstram um grande desafio. Com esse cenário surge a necessidade de melhorar as práticas profissionais, principalmente as relacionadas à prática avançada de gestão do cuidado.
Neste contexto, a Prática Avançada de Gestão do Cuidado requer o desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais, a partir da produção e incorporação de ferramentas, instrumentos, técnicas e tecnologias gerenciais que possibilitem a prática avançada de gestão pautada na incorporação das melhores evidências de gestão, de modo a garantir a integralidade do cuidado com práticas seguras e de qualidade.
Portanto, a implementação de melhorias surge como uma possibilidade para melhorar os processos gerenciais existentes. A ciência da implementação é orientada pela prática baseada em evidências e surgiu da necessidade de diminuir a distância entre as evidências científicas e a prática clínica. Entre seus principais objetivos pode-se destacar o planejamento e a avaliação da metodologia de implementação de boas práticas em saúde.
Assim, este artigo tem como objetivo relatar a experiência na elaboração do Protocolo de Enfermagem da Atenção Primária e o gerenciamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rio Branco – Acre.
Compartilhar