Caracteriza como a identidade profissional da enfermeira está descrita na literatura.
A identidade profissional da enfermeira. reveste o meio individual de atributos e características que o delineiam coletivamente, a partir do reconhecimento social que lhe é atribuído, do domínio de conhecimentos específicos que lhe é particular e do credencialismo de sua atividade, capacitando-o para a autonomia profissional.
Assim sendo, a Enfermagem está em interface com outras profissões da área da saúde e apresenta uma identidade que lhe é característica a partir de seus saberes, de sua história, de seu processo de construção social e cultural no campo da assistência à saúde das pessoas, de grupos e da sociedade.
A identidade profissional da enfermeira está intimamente ligada ao contexto em que se desenvolve a atividade específica e a quem é desenvolvida, mas também o que resulta dessa atividade, desse trabalho. Assim também a identidade desse profissional. Se reconfigura a partir da consciência do indivíduo que da profissão usufrui como agente e/ou como requerente de seus benefícios. A partir dos resultados encontrados, focos de caracterização da identidade profissional da enfermeira, apresenta-se para melhor aproveitamento das informações em quatro áreas temáticas.
Um estudo muito interessante trata da imagem da enfermeira projetada nos filmes hollywoodianos. As enfermeiras jovens e bonitas tinham uniformes e cabelos impecáveis, com bastante maquiagem, gestos calmos, delicadeza e bondade com seus pacientes. A maioria das enfermeiras era branca, sendo que, em dois filmes, foram representadas pela raça negra.
Diante de mudanças globais nos sistemas de comunicação e de relações entre as pessoas e do próprio sistema e práticas de saúde, há necessidade contínua de aprimoramento e adaptação dos profissionais às exigências sociais. Assim, a identidade de uma profissão se alterna, se altera, se desenha no tempo e nas circunstâncias. daí o interesse em rever por meio de uma revisão integrativa como é descrita a identidade profissional da enfermeira nos artigos publicados na área da saúde.