Guia prático: Técnicas de Enfermagem

22 de julho de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Reflete sobre a prática da Enfermagem, direcionando para uma assistência qualificada em busca da excelência no atendimento e estimulando as habilidades técnicas.


A proposta de escrever esta obra surgiu a partir de uma significativa experiência profissional e de diversas conversas com profissionais da enfermagem ao longo de uma trajetória de 33 anos.

As importantes mudanças que têm ocorrido no âmbito da saúde têm exigido dos profissionais de enfermagem habilidades altamente desenvolvidas de pensamento crítico e raciocínio clínico. Acreditamos que esse foi o momento propício para concretizar tal trabalho.

Reportando à minha trajetória, iniciei minha carreira como profissional de Enfermagem em julho de 1987 e tive a oportunidade de atuar como Enfermeiro assistencial nas mais diversas áreas da saúde: Unidades de Terapia intensiva, Pronto-atendimento, atendimento Pré-hospitalar, Estratégia de Saúde da Família, Centro de Saúde, Clínica Médica e Cirúrgica, Hemodiálise, Pediatria, Berçário e Maternidade, além de atuar como docente nos Cursos de Graduação em Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas gerais e Centro Universitário UNIFEMM de Sete Lagoas.

Estes 33 anos de trabalho perpassam por uma luta constante em prol da profissão de Enfermagem, acredito no valor imensurável desta categoria profissional, que merece todo o nosso reconhecimento, pois lidamos com o CUIDAR em todas as suas dimensões, desde o nascimento até a terminalidade da vida.

Sempre costumo falar aos meus alunos de graduação, pós-graduação e à minha equipe de Enfermagem nos setores que atuei e ainda atuo sobre a importância de prestarmos uma assistência adequada e segura, ressaltando a importância do cuidar de forma coerente com as necessidades reais do paciente.

Assim, neste sentido, o compromisso profissional do Enfermeiro e da sua equipe de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem é fundamental para atingirmos o nosso objetivo: oferecer o melhor possível para o nosso paciente e seus familiares.

Neste contexto, se o Enfermeiro e sua equipe tiverem uma boa bagagem de conhecimento associada a um preparo técnico e científico e souberem transformá-los em ações que permeiam uma assistência segura e qualificada, estaremos avançando na profissão.

Este livro será, sem sombra de dúvida, um precioso instrumento de ajuda aos profissionais, para o aperfeiçoamento técnico-científico dos procedimentos de Enfermagem, associando a técnica com um cuidar humanizado e com os princípios éticos e legais da profissão, pois a assistência não pode ser vista de forma meramente tecnicista e mecanizada. Portanto, todas as intervenções e procedimentos realizados com o paciente merecem um cuidar holístico.

Pretendemos, com este livro, abrir novos horizontes para refletir a prática da Enfermagem, direcionando para uma assistência qualificada em busca da excelência no atendimento, estimulando as habilidades técnicas, cognitivas e atitudinais.

Juntamente com os nossos colaboradores, conseguimos desenvolver um trabalho que nos proporcionou um grande desafio, pois não é possível realizar uma obra de intervenções e procedimentos de Enfermagem apenas com o olhar de um profissional isolado, por mais competente que este seja. Este é um desafio de uma equipe, de várias experiências de Enfermeiros em seu cotidiano laboral, e a contribuição de todos foi de grande valia para a sua construção e o aprimoramento técnico-científico da profissão.

Propomos, com este livro, direcionar aos Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes de Enfermagem a execução das técnicas básicas e especializadas de Enfermagem, com embasamento teórico, baseado nas melhores evidências científicas, buscando padronizar as tarefas rotineiras, possibilitando uma assistência integral e segura, respaldada nos preceitos éticos e legais da profissão.

Almejamos em 41 capítulos, por meio de conteúdo escrito e ilustrativo, a aprendizagem de algumas técnicas básicas e especializadas de Enfermagem, com um texto de fácil compreensão aos leitores.

Sintetizar as intervenções em forma de fluxograma, e com diversas ilustrações dos passos de cada técnica. Ressaltamos a importância das anotações de Enfermagem, como aspecto fundamental para a comunicação entre a equipe, organização do serviço, avaliação da evolução do paciente e transparência na assistência prestada, passos importantes para a Sistematização da Assistência da Enfermagem (SAE).

Esta obra poderá contribuir para o aprimoramento dos profissionais de enfermagem, a partir dos conhecimentos prévios e da busca da prática segura nas intervenções, é possível evitar os erros que podem acarretar as iatrogenias, seja por imprudência, negligência ou imperícia da equipe, atualmente muito discutidos no âmbito da saúde.

Alinhados com as tendências atuais, cada vez mais emergente em oferecer uma assistência segura aos nossos pacientes, propomos um serviço de vanguarda que atenda às necessidades em tempo hábil, com presteza, independentemente do local onde ocorra a assistência à saúde, atendendo a todos os aspectos do cuidar em um contexto biopsicossocial, cultural e espiritual.

Neste contexto, o conhecimento deve ser encarado como algo inesgotável. O saber em Enfermagem vai além da realização de uma intervenção apenas, necessita entender sobre o outro em sua existencialidade, associando cientificidade com respeito ao ser humano. Este conhecimento, quando visto em equilíbrio pelos profissionais, proporciona a oportunidade de se praticar uma assistência com qualidade técnica e humana, pilares para a construção do cuidar.

Não há a possibilidade, nesse momento, de mencionar todos os profissionais que contribuíram para a realização desta obra, mas agradecemos a todos que direta e indiretamente participaram.

A nossa equipe acredita que este livro irá facilitar o aprendizado e produzir agentes eficazes e seguros, capazes de promover um cuidado de Enfermagem qualificado para os mais diversos pacientes em uma variedade de circunstâncias e ambientes.

Enfim, convidamos a todos a compartilhar na construção do saber em Enfermagem, a buscar paulatinamente um cuidar cada vez mais digno, respeitando todas as diferenças, associando tecnologia com sensibilidade humana, procurando desenvolver um trabalho em equipe envolvendo um diálogo ético entre todos os profissionais: Médicos, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Fisioterapeutas, Biomédicos, Psicólogos, Nutricionistas, Bioquímicos, Farmacêuticos, Fonoaudiólogos, Odontólogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, Cuidadores de idosos, com a seguinte missão: CUIDAR COM CONHECIMENTO e DIGNIDADE.

Júlio César Batista Santana

Compartilhar