/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
Guia de Vigilância em Saúde : volume 1
10 de abril de 2018 por filipesoares Imprimir
Uma publicação do Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviço.
Esta primeira edição impressa do Guia de Vigilância em Saúde (GVS), editada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), vem atualizar a sua versão eletrônica, publicada em 2014. Esta publicação substituiu e ampliou o escopo do Guia de Vigilância Epidemiológica (GVE), cuja primeira edição foi publicada em 1985. O GVE cumpriu, por décadas, o papel de orientar as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças de importância na saúde pública no país.
Desafios na Vigilância em Saúde
Diante dos novos desafios e de um novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública e a vigilância em saúde passa a ser entendida como “um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde”, que visa ao planejamento e à “implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde” (Portaria nº 1.378/2013), faz-se necessária a revisão e permanente atualização do GVS. Dessa
forma, esta edição atualiza as estratégias e recomendações relacionadas às ações de saúde pública para o enfrentamento das doenças transmissíveis e se alinha aos dispositivos da Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, e da Portaria nº1.984, de 12 de setembro de 2014, que define a lista nacional destas doenças e agravos que devem ser monitorados por meio da estratégia de vigilância em unidades sentinelas.
Guia de Vigilância em Saúde
O GVS, dadas as características da área, é mais do que um instrumento de informação. Contempla também as dimensões de “protocolos de conduta”, baseadas na aplicação do conhecimento científico no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e de normas técnicas que orientam a atuação dos profissionais para o controle de doenças de importância em saúde pública. A publicação do GVS visa disseminar os procedimentos relativos aos fluxos, prazos, instrumentos, definições de casos suspeitos e confirmados, funcionamento dos sistemas de informação em saúde, condutas, medidas de controle e demais diretrizes técnicas para operacionalização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.
Com as tecnologias de comunicação e informação eletrônicas cada vez mais disseminadas. A atualização passa a ter uma nova dinâmica. Com a revisão de conteúdos sempre que haja novas evidências ou estratégias disponíveis. Para tanto. A Portaria nº 45, de 25 de abril de 2016. Instituiu o Grupo de Trabalho que terá a atribuição de sua revisão periódica, “com a finalidade de incluir. Excluir ou atualizar as diretrizes técnicas referentes às definições. Procedimentos. Fluxos e instrumentos referentes aos agravos. Doenças e eventos de saúde pública”. Nesse sentido. Eecomenda-se aos leitores do GVS. Especialmente àqueles que o utilizam para balizar suas práticas profissionais em saúde pública. Estarem atentos às versões eletrônicas. Que podem indicar eventual atualização de parte de seu conteúdo ou a inclusão de novos textos. Atualizações mais abrangentes de conteúdo. Sempre que houver. Demandarão nova edição impressa.
Download do Arquivo:
Tags: biblioteca virtual da enfermagem, COFEN, Documento eletrônico, Enfermagem, enfermeiro, enfermeiros, Guia de Vigilância em Saúde, Guia de Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde, pesquisa científica, profissionais da saúde, profissional da saúde, profissional de enfermagem, saúde pública, Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, técnico em enfermagem, vigilância em saúde