Destaca a importância do profissional de Enfermagem que atua no contexto escolar no cuidado direto à saúde e no apoio aos profissionais de educação
Envolver os jovens na melhoria da sua condição de saúde, estimulando a autonomia na escolha de comportamentos saudáveis é uma das propostas abordadas pelo “Guia de Enfermagem Escolar: estratégias de promoção da saúde com jovens estudantes”. A publicação é assinada pelo enfermeiro do IFCE – Acaraú Emanoel Avelar Muniz, pelo professor Valter Cordeiro Barbosa Filho, do IFCE – Aracati, e pela professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Maria Veraci Oliveira Queiroz.
A enfermagem escolar é um campo de atuação em desenvolvimento no Brasil e foi, nesse sentido, e da necessidade de aprimorar e sistematizar o cuidado realizado pela equipe de enfermagem do IFCE com jovens estudantes que os autores desenvolveram uma pesquisa convergente assistencial (PCA) para construção do referido guia, com a participação ativa de enfermeiros atuantes na instituição.
A partir da pesquisa, foi elaborado um diagnóstico da situação de saúde dos estudantes e construídas sugestões de estratégias e ações de promoção da saúde para a enfermagem escolar. A publicação foi construída durante a pandemia da Covid-19, período em que se evidenciou a importância da integração dos setores saúde e educação. O guia destina-se aos profissionais de enfermagem do IFCE que atuam na assistência estudantil e para outros profissionais da área de saúde que trabalham na assistência direta aos jovens estudantes em instituições educacionais.
Nesse contexto, o guia destaca a importância do profissional de enfermagem que atua no contexto escolar no cuidado direto à saúde e no apoio aos profissionais de educação na identificação e resolução de questões relativas à saúde dos estudantes, fortalecendo a integração de saberes de campos diferentes na perspectiva da interdisciplinaridade.