Guia de Atenção à Saúde da Pessoa Com Estomia

24 de setembro de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Orientações aos profissionais de saúde para a atenção à pessoa com estomia.


A estomia (ou ostomia) é um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização de parte do sistema respiratório, digestório e urinário, criando uma abertura artificial (orifício) entre órgãos internos e o meio externo.

Condições traumáticas ou patológicas podem gerar necessidade de uma estomia para a manutenção da vida. Acredita-se que viver com estomia seja um desafio para a maioria das pessoas, as quais necessitam de cuidado e atenção qualificados dos profissionais de saúde, suprindo a demanda de assistência e a educação para o autocuidado.

A pessoa com estomia

A pessoa com estomia poderá passar por uma turbulência de pensamentos e emoções relacionadas ao tratamento e à reabilitação, além da adaptação ao novo estilo de vida. Portanto, preconiza-se que a assistência deva ocorrer de forma integral, considerando os diversos aspectos biopsicossociais, fisiopatológicos, nutricionais, psicológicos, sociais e espirituais da pessoa com estomia. Para tanto, essas características individuais devem ser avaliadas e consideradas no seu contexto familiar, cultural, religioso, comunitário, sociais, econômicos, de escolaridade, entre outros.

Portanto, a família também deve estar envolvida no cuidado à pessoa com estomia e os profissionais de saúde devem favorecer sua inclusão na recuperação e na reabilitação dessas pessoas.

Nesse contexto, é necessário considerar a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) local e regional como estratégia para uma assistência integral, qualificada e resolutiva com vistas ao desenvolvimento do autocuidado, das orientações específicas e do tratamento precoce para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida na lógica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim, este Guia de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia visa proporcionar orientações, estratégias e assistência, considerando o processo de habilitação/reabilitação nas RAS. Essas orientações se justificam pela necessidade de subsidiar os profissionais com informações para o cuidado às pessoas com estomia, de forma a permitir que tenham condições de exercer suas funções na sociedade.

O objetivo deste documento é promover orientações aos profissionais de saúde para a atenção à pessoa com estomia do sistema respiratório, digestório (alimentação ou eliminação intestinal) e urinário, com foco no cuidado e na reabilitação, considerando os diferentes aspectos do ciclo vital do indivíduo nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhar