Fluxograma do Cuidado da Enfermeira à Gestante em Situação de Rua

9 de outubro de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Apresenta novo itinerário para o cuidado de gestantes em situação de rua.


O fluxograma é uma ferramenta utilizada para representar a sequência e interação de atividades por meio de símbolos gráficos, que possibilitam visualização do funcionamento do processo, seu entendimento e descrição visual. É uma representação que descreve passo a passo a natureza e o fluxo, com o objetivo de demostrar de forma clara e didática, informações e elementos em sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado. As etapas do fluxograma são apresentadas utilizando-se figuras geométricas que podem ser círculos, triângulos, retângulos, linhas ou setas. Cada símbolo possui um significado importante.
Fluxograma do Cuidado da Enfermeira à Gestante em Situação de Rua

Fluxograma do Cuidado da Enfermeira à Gestante em Situação de Rua.

Pela representatividade dessa ferramenta, utilizamos para construir como proposta de intervenção, um novo itinerário a ser percorrido para o cuidado da(o) enfermeira(o) às gestantes em situação de rua no município de Feira de Santana-BA. Representa uma contribuição do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (MPE/UEFS), aos serviços públicos de saúde para pensar medidas de intervenção para gestantes em situação de rua.

Gestante em Situação de Rua

As gestantes em situação de rua vivenciam a tríade mulher-maternidade-rua. Um quadro que pode potencializar a vulnerabilidade, o que torna complexo, ainda mais, o fenômeno do existir nas ruas. Maternar nas ruas é levar em consideração uma gama de contingências, pois a exposição à violência, associada à escassez de acesso aos bens e serviços fundamentais
para a vida, impactam essas gestações.
A(o) profissional enfermeira(o) possui uma responsabilidade não apenas por manejos técnicos, mas também, pelo uso de tecnologias leves, como o vínculo e acolhimento, com estratégias de cuidado e de enfrentamento a específicas realidades sociais. São as(os) enfermeiras(os), que geralmente fazem o primeiro contato com as mulheres no momento da gestação, com o conhecimento para realização e encaminhamentos ao pré-natal.

Fluxograma do cuidado

Nessa perspectiva, elaboramos o fluxograma do cuidado da(o) enfermeira(o) à gestante em situação de rua, com base na Nota Técnica Conjunta 001/2016 que dispõe as diretrizes, fluxo e fluxograma para a atenção integral às mulheres e adolescentes em situação de rua e/ou usuárias de álcool e/ou crack/outras drogas e seus filhos recém–nascidos e no fluxograma do cuidado materno-infantil/mulher gestante e puérpera em situação de rua, como forma de valorizar e dar visibilidade as condições singulares que perpassam o processo de gestação, bem como apontar caminhos para o cuidado compreensivo e sensível, na perspectiva da garantia do acesso ao pré-natal de qualidade.
Compartilhar