Fiocruz Lança Seu Primeiro Curso Sobre Covid-19, Online e Gratuito, Para Profissionais de Saúde

22 de abril de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Fiocruz lança o curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus.


Conhecimento: esta é a principal solução que os profissionais de saúde têm para enfrentar a pandemia de coronavírus. Liderando diversas ações no campo da ciência, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lança o curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. A iniciativa é do Campus Virtual Fiocruz. Inscrições online: saiba como se inscrever aqui.

O curso é aberto, gratuito, autoinstrucional e oferecido à distância (EAD). Esse modelo considera uma ampla rede de trabalhadores que estão na linha de frente do combate à Covid-19: atualmente, o Brasil tem cerca de 3 milhões de profissionais de saúde.

Fiocruz desenvolve curso próprio junto a seus especialistas

O curso tem a coordenação acadêmica de Marília Santini, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), e de André Reynaldo Santos Perissé, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Marília destaca que, para conter a curva epidêmica, é fundamental qualificar quem vai enfrentar este período conturbado. “Na pandemia, os casos aumentam rapidamente, causando uma pressão maior sobre os profissionais dos serviços de saúde, assim como sua exposição a riscos. Por isso, o curso informa os participantes sobre medidas e usos de equipamento de proteção individual e coletiva, manejo clínico do paciente grave com base em outras doenças respiratórias agudas, e notificação de casos”, diz.

Saiba mais: novo curso é aberto, online, gratuito e dinâmico

Com uma linguagem simples, visual atraente e navegação dinâmica, o curso reúne textos curtos, videoaulas com especialistas, recursos abertos (como infográficos e minitestes) e uma série de fontes confiáveis e atualizadas, que são muito úteis para pesquisar e compreender melhor o tema. Há também uma seção de perguntas frequentes categorizada por interesse dos diferentes públicos, além de atividades e exercícios rápidos.

A qualificação está dividida em três módulos independentes, permitindo que cada aluno escolha em que ordem deseja fazer o curso. No fim de cada módulo, os conhecimentos são avaliados. Quem obtiver nota maior ou igual a 70, recebe um micro certificado com a carga-horária correspondente. O aluno que acessar todos os módulos e concluir todas as avaliações com sucesso receberá um certificado com o total de carga horária do curso (30h).

A partir do dia 14 de abril, serão lançados os dois primeiros módulos:  Introdução e Manejo clínico nas UBS. Já o terceiro módulo é mais complexo e difícil, pois aborda o manejo de pacientes graves na rede de atenção especializada e rede hospitalar, explica a coordenadora Ana Furniel. “O conteúdo do módulo 3 tratará de questões que ainda estão sendo debatidas pela comunidade científica, como suporte e terapia farmacológica, uso de medicações experimentais. São questões mais complicados e, por isso, demandam mais tempo para serem elaboradas no formato de um curso”.

Conteúdo o curso

Mas ela conta que a espera dos interessados no último módulo será breve. “A equipe está trabalhando de forma bastante dedicada e a previsão é de que o terceiro módulo seja liberado já nos próximos 15 dias”, antecipa. Conheça os conteúdos de cada módulo:

Módulo 1 – Introdução: Conceitos e informações básicas (5 horas/aula)

  • Novo coronavírus: conceitos básicos;
  • Transmissão, sintomas e prevenção;
  • O que fazer se estiver doente.

>> Inscrições abertas aqui!

Módulo 2 – Manejo clínico: Atenção Básica (10 horas/aula)

  • Organizando sua UBS para a pandemia;
  • Manejo clínico na APS;
  • Como conduzir isolamento domiciliar;
  • Protegendo os profissionais de saúde.

>> Inscrições abertas aqui!

Módulo 3 – Manejo clínico da Covid-19 na atenção hospitalar (15 horas/aula) | Em breve

  • Detecção precoce e classificação da severidade dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG);
  • Covid-19: Procedimentos de proteção e controle de infecção em ambiente hospitalar;
  • Manejo clínico inicial dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave;
  • Investigação de imagem, laboratorial e diagnóstico diferencial da Covid-19;
  • Suporte respiratório a pacientes com Covid-19;
  • Suporte e terapia farmacológica na Covid-19.

>> Clique aqui e inscreva-se já no curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus.

Compartilhar