Finalidades da Formação de Enfermeiros no Século XXI

15 de julho de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Analisa as finalidades educativas da formação de enfermeiros para o século XXI presentes em teses e dissertações da área da Enfermagem.


Mediante as necessidades sociais e individuais de cuidado à saúde, que envolvem questões sociais, culturais, políticas e éticas, a formação de enfermeiros para atuarem no contexto do século atual está requerendo a reflexão crítica sobre quais finalidades educativas esta formação deve atender.

Finalidades da Formação de Enfermeiros no Século XXI

Finalidades da Formação de Enfermeiros no Século XXI. Foto: Divulgação

Com a suposição de que os trabalhos acadêmicos que abordam a formação de enfermeiros, de algum modo, podem retratar preocupações e posicionamentos filosóficos e políticos, indicando possíveis finalidades educativas, este estudo explora a questão, buscando responder quais finalidades para a formação de enfermeiros estão sendo discutidas nestes trabalhos.

Formação de Enfermeiros

Fundamentando-se no conceito de finalidades educativas descrito por Yves Lenoir, o objetivo central do estudo foi analisar as finalidades educativas da formação de enfermeiros para o século XXI presentes em teses e dissertações da área da enfermagem. Optou-se por realizar uma revisão da literatura do tipo integrativa, por permitir explorar o conteúdo dos trabalhos analisados, elaborar uma visão geral das finalidades educativas abordadas e apontar novas questões para o debate sobre a formação de enfermeiros. A busca dos trabalhos ocorreu no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, abrangendo o período de 2013 a 2017. Mediante os critérios de seleção, chegou-se a 22 dissertações e teses.

O conteúdo das teses e dissertações foi analisado a partir das categorias definidas no referencial teórico bem como a partir das categorias que emergiram durante o processo de análise. Na interpretação, identificou-se a presença explícita ou implícita das seguintes finalidades educativas: desenvolvimento pessoal; desenvolvimento cognitivo; desenvolvimento criativo; cidadania; empregabilidade; emancipação e transformação social; pesquisa científica; formação para o mercado de trabalho; ética; formação para o Sistema Único de Saúde.

Conclui-se que, em seu conjunto, as finalidades educativas identificadas apontam para uma tensão entre dois polos contraditórios: formação para adaptação ao paradigma economicista, incorporando a concepção de eficácia e eficiência econômica para a atenção à saúde, substanciado pela formação pautada em habilidades e competências de cunho neotecnicista; formação para a construção social do cuidado de enfermagem, incorporando uma concepção de atenção à saúde como promoção de mudanças sociais e subjetivas das pessoas substanciadas por uma formação pautada em habilidades e competências de cunho emancipatório

Compartilhar