Estilos de Liderança dos Enfermeiros de um Hospital Universitário

1 de julho de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Identifica os estilos de liderança dos enfermeiros de um hospital universitário.


Uma das atribuições do enfermeiro é gerenciar a equipe de enfermagem, esse processo de gestão consiste em proporcionar a participação ativa dos trabalhadores e estimula as competências e habilidades a fim de agregar talentos e desenvolver trabalho em equipe.

Estilos de Liderança dos Enfermeiros de um Hospital Universitário

Estilos de Liderança dos Enfermeiros de um Hospital Universitário. Foto: Divulgação

Na gestão, a competência liderança faz parte desse processo, a liderança é uma habilidade de conduzir as pessoas em aspectos motivacionais e comportamentais de acordo com suas ideias ou objetivos organizacionais das instituições. A identificação dos estilos de liderança dos enfermeiros, poderá auxiliar e subsidiar os gestores dos hospitais universitários federais na tomada de decisões, gestão de conflitos e aprimorar as ações pautadas no desenvolvimento de competências e habilidades no gerenciamento da enfermagem, o qual irá melhorar a assistência do cuidado e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Liderança dos Enfermeiros

Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem. Desse modo elencou-se como pergunta de pesquisa deste trabalho: Quais os estilos de liderança dos enfermeiros de um hospital universitário? Tem-se como objetivos gerais: identificar os estilos de liderança dos enfermeiros de um hospital universitário; descrever as características sócio demográficas dos enfermeiros; analisar as principais características dos estilos de liderança dos enfermeiros do hospital universitário.

Trata-se de uma pesquisa quantitativa correlacional descritiva com corte transversal, foi utilizado um questionário com base na teoria Grid Gerencial, no período de maio a outubro de 2018 os participantes do estudo foram 201 enfermeiros do Hospital Universitários de Santa Maria. Para organização e análise dos dados, as informações obtidas foram tabuladas em planilha eletrônica Excel e analisadas através do software Statistic Package for Social Sciences versão 2.0. Os preceitos éticos foram baseados na Resolução nº 466/2012.

Resultados

Os resultados identificaram uma amostra de 201 enfermeiros, desses verifica-se que a maioria era do sexo feminino (n=176; 88%), quando questionados sobre o preparo para o exercício da liderança na graduação a maioria referiu que sim, que houve preparo (n=160; 81%), referente a pergunta, sobre o nível da pós graduação, especialização (n=111; 56%), mestrado (n=55; 28%), doutorado (n=18; 9%) e sem pós graduação (n=15; 8,0%). Quanto ao tipo de regime de trabalho, Regime de Jurídico Único (n=82; 41%) e Consolidação das Leis Trabalhistas (n=117; 59%). Na dimensão iniciativa o estilo de liderança dominante é de 9,1 (Gerência com Autoridade/Obediência) com 34,7% e o subdominante é 5,5(Gerência do Homem Organizacional) com 28,0%, na dimensão investigação o estilo de liderança dominante foi de 9,9 (Gerência em Equipe) com 85,1% e subdominante 1,9 com 7,0%, na dimensão posicionamento o estilo dominante é 5,5 (52%) e subdominante 9,9 (42%) dimensão conflitos o estilo de liderança que predominou é o 5,5 com 35%, subdominante 1,9(Gerência de Clube Campestre) com 38%, dimensões tomada de decisão o dominante é o 9,9 com 69% e o subdominante 1,9 com 22%, dimensão critica o dominante é 9,1 com 53% e o subdominante 1,9 com 28%.

Com o intuito de produzir conhecimento científico sobre os estilos de liderança, buscou-se também identificar as principais características dos enfermeiros e relacionar com os estilos de liderança, a fim de identificar relações significativas. Essas relações irão auxiliar no desenvolvimento da liderança nas instituições de saúde e também ampliar a visibilidade do enfermeiro no gerenciamento em enfermagem e nas tomadas de decisões frente a equipe.

Compartilhar