Equipe Técnica Temporária Especializada em Hospitais de Pequeno Porte: Estratégia de Controle do Covid-19

18 de setembro de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Traça uma estratégia por meio da criação das Equipes Técnicas Temporárias Especializadas, a ser implementadas em hospitais de pequeno porte no atendimento aos casos com suspeita de infecção por Covid-19.


A falta de um direcionamento na realização da assistência tende a ocasionar na equipe de enfermagem situações de desconforto e insegurança, principalmente em períodos de pandemia, uma vez que se trata de um evento esporádico e instantâneo, fora das medidas de controle existentes nos sistemas mundiais de saúde. Diante dos fatos, a realidade vivenciada acontece concomitantemente com a realização de estudos envolvendo a temática.

Equipe Técnica Temporária Especializada em Hospitais de Pequeno Porte: Estratégia de Controle do Covid-19

Equipe Técnica Temporária Especializada em Hospitais de Pequeno Porte: Estratégia de Controle do Covid-19.

É imprescindível insistir no fato de que o Brasil e o mundo passam por uma situação bastante delicada, uma vez que medidas instantâneas e eficazes são necessárias a serem implementadas em caráter de urgência. Desse modo, intervenções são primordiais nos cenários de saúde, que por sua vez entram em vários contextos, inclusive nas medidas de biossegurança de âmbito comunitário em prol do enfrentamento da COVID-19.

Em continuidade ao raciocínio, é inevitável que o profissional de enfermagem também se depare com o sofrimento do outro, principalmente quando nos referimos ao setor hospitalar de primeiros socorros. Dessa forma, focar em quem presta assistência se torna um marco em meio a pandemia, de maneira que a prestação de cuidados seja realizada de forma íntegra para ambas as partes.

Controle do Covid-19

Diante dos fatos, a construção de instrumentos e tecnologias de enfermagem norteia o que podemos denominar de progresso assistencial, a medida em que torna a profissão mais concisa por meio da implementação de ferramentas padronizadas. Para tanto, no atual cenário, essas inovações devem abranger o maior número de setores possíveis, além de apresentar resultados rápidos e consolidados na prática.

Em contrapartida, a atuação da Enfermagem por meio de equipe funciona de forma sincronizada, para se alcançar determinados objetivos do decorrer do atendimento prioritário a pacientes com potenciais riscos. Esse tipo de organização fará parte da rotina de qualquer instituição de saúde durante a pandemia, pois em virtude da falta de compreensão a respeito da doença e uma capacitação inadequada poderá implica diretamente em um serviço desqualificado em meio à crise.

Diante do exposto, o objetivo desse estudo foi traçar uma estratégia por meio da criação das Equipes Técnicas Temporárias Especializadas, denominada de ETTE, a ser implementada em hospitais de pequeno porte no atendimento aos casos com suspeita de infecção por COVID-19.

Compartilhar