Programa soma mais de 17 mil alunos e se consolidou como a maior iniciativa voltada à oferta de especialização gratuita para técnicos do mundo.
Já em seu terceiro edital, o Pós-Tec Enfermagem mudou a realidade da qualificação de técnicos de Enfermagem em todo o país. Com mais de 17 mil alunos matriculados, a iniciativa tem colecionado boas experiências e contribuído para qualificar a assistência prestada pela categoria, livre de ocorrências adversas e iatrogenia. Na última sexta-feira (12/4), coordenadores e tutores do programa realizaram o I Encontro Nacional de Experiências e Vivências para compartilhar resultados e visibilizar o trabalho realizado pela equipe até o momento.
O encontro aconteceu no Centro Profissional e Tecnológico (CPT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e contou com a participação da presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos. “O Pós-Tec é fruto de um sonho, identificado a partir da necessidade que víamos de qualificar os profissionais de nível médio, pois sabemos das dificuldades, como baixo salário e alta jornada de trabalho, que impedem que sigam estudando. Não foi fácil, nem para nós do Cofen e nem para a equipe do projeto. Foram noites sem sono e muita dedicação, que hoje resultaram nessa iniciativa grandiosa, inédita e exitosa”, afirmou Betânia.
Entre os resultados positivos, o Pós-Tec conta com alunos em mais de 71% dos municípios brasileiros e já se consolidou como o maior programa de especialização gratuita para técnicos de Enfermagem do mundo. Até o momento, os três editais lançados já acumularam mais de 158 mil inscrições.
O Pós-Tec também é marcado pela vasta produção científica. Até o momento, 6.366 produtos científicos foram elaborados, entre Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), artigos científicos e resumos. Durante o evento, foram lançados E-books com as coletâneas dos TCCs dos cursistas.
“O Pós-Tec é o reflexo do compromisso com a educação e com a transformação. Me enche de alegria saber que esse compromisso de cada um dos produtores, supervisores, coordenadores, secretários e tutores está mudando a vida de mais de 17 mil alunos hoje matriculados. Profissionais que muitas vezes vivem em locais distantes, sem acesso facilitado à qualificação e sem condições financeiras”, frisou Soraya Adriano, diretora do Centro Profissional e Tecnológico em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CPT-UFPB) e responsável pela execução das aulas do programa.
Rodrigo Barreto, superintendente da Fundação de Apoio Funetec, responsável por uma parte do aporte de recursos do programa, ressaltou a importância da educação para a melhoria da saúde. “Sem educação, não temos saúde pública de qualidade. Para nós, é uma honra e um grande privilégio estarmos realizando a gestão administrativa e financeira de um programa tão importante, em um convênio muito profícuo e que tem entregado resultados acima do esperado”, disse.
Em fevereiro, foi lançado o terceiro edital do Pós-Tec Enfermagem. Foram ofertados os cursos de Cuidado ao Paciente Crítico Adulto, Cuidado ao Paciente Crítico Neonatal, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem em Urgência e Emergência (APH) e Cuidado ao Idoso na Perspectiva da Saúde Coletiva. As aulas foram iniciadas no último mês. A previsão é de que mais uma edição seja aberta no segundo semestre, com expansão das especializações.