/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
Ensino Remoto Sobre Vacinação de Adultos e Idosos na Pandemia da Covid-19: Relato de Experiência
26 de setembro de 2024 por filipesoares Imprimir
Descreve as estratégias de planejamento e o desenvolvimento do ensino remoto sobre a vacinação de adultos e idosos em tempos de Pandemia.
No cenário mundial a doença respiratória chamada covid-19 foi denominada como uma pandemia em 11 de março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Em diversos países, inclusive no Brasil, foram tomadas medidas de isolamento social para prevenir e atenuar a propagação da covid-19. Dentre estas medidas, muitas instituições de ensino tiveram que suspender suas aulas e atividades presenciais.
Diante dessa situação delicada, o Ministério da Educação, publicou a Portaria No. 343, de 2020 que determinava sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durasse a situação de pandemia do
Novo Coronavírus – Covid-19. Essa Portaria destacava que era responsabilidade das instituições de ensino a definição das disciplinas remoto, a disponibilização de ferramentas aos alunos que permitissem o acompanhamento dos conteúdos ofertados bem como a realização de avaliações durante o período da autorização.
As instituições de ensino superior no país realizaram seus respectivos planejamentos de retorno das atividades acadêmicas e administrativas de forma remota dando a oportunidade de discussões sobre essa modalidade de ensino e de novas experiências voltadas para a capacitação do professor.
Voltada para essas discussões, a Universidade Federal Fluminense considerando as ações de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus-covid-19, publicou a Resolução No. 160 de 2020 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que regulamentava o ensino remoto emergencial, em caráter excepcional e temporário, nos cursos de graduação presencial. E ainda, ficou claro que as atividades mediadas por tecnologias digitais, no contexto da pandemia, se diferenciam da modalidade de Educação a Distância, por apresentarem concepção didático-pedagógica que visava atender uma mudança temporária para um modo de ensino alternativo, por meio de atividades em ambiente remoto, mediadas por tecnologias durante um período de emergência e excepcional.
Diante dessa realidade, a disciplina de Fundamentos de Enfermagem III foi planejada para o ensino remoto mediado por tecnologias voltado para o ensino de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. A referida disciplina abordou diversos conteúdos, entretanto destaca-se a vacinação a adultos e idosos com vistas à educação em saúde através de conteúdos interativos e informativos. Foi possível apresentar como ocorreu o ensino remoto desta temática no contexto da Pandemia, auxiliando docentes no planejamento didático de suas disciplinas. Além disso, as informações apresentadas subsidiaram novas maneiras de ensino em outras instituições com curso de graduação em Enfermagem.
A relevância deste relato de experiência está no fato de compartilhar conhecimentos e experiências positivas que podem ser determinantes para formação dos acadêmicos de enfermagem para o aprimoramento no ensino de graduação.
Desta forma, temos como objetivo descrever as estratégias de planejamento e o desenvolvimento do ensino remoto sobre a vacinação de adultos e idosos em tempos de Pandemia.