Reflexão sobre os cuidados em saúde mental e o sofrimento psíquico em meio à Pandemia de Covid-19.
Ainda no início da Pandemia da Covid-19, a Fiocruz lançou uma chamada pública para apoiar ações emergenciais junto a populações vulneráveis. O adensamento nas favelas e periferias, bem como em áreas mais distantes das metrópoles, como territórios indígenas e quilombolas, tornou-se um fator de preocupação, com vista à propagação do coronavírus. Em um vasto universo de iniciativas que buscavam amenizar os impactos da pandemia, a Fiocruz selecionou 145 projetos de diferentes regiões brasileiras, que buscavam construir redes de solidariedade e, ao mesmo tempo, apresentavam soluções criativas para problemas bastante conhecidos da população.
Decorridos mais de seis meses da Pandemia, a Plataforma Colaborativa IdeiaSUS, sob a coordenação da Presidência da Fiocruz, buscou estabelecer sintonia com tais esforços, promovendo o compartilhamento desses projetos em três debates virtuais. O primeiro encontro deu voz a iniciativas da chamada pública da Fiocruz que estavam sendo desenvolvidos em favelas e periferias urbanas do país. O segundo reverberou as vozes das florestas, do campo e das águas, em um debate com lideranças indígenas, quilombolas, caiçaras e pescadores sobre os impactos da Covid-19 em seus territórios. A terceira edição desta proposta, por sua vez, oportunizou a troca de ideias entre projetos de acolhimento e cuidado em saúde mental em territórios vulnerabilizados.
Com apoio do Laboratório de Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública (Laps/Ensp/Fiocruz), da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), por meio de sua Subcomissão de Saúde Mental, o 3º Encontro Virtual IdeiaSUS promoveu um rico debate sobre o enfrentamento do sofrimento psíquico em meio à pandemia de Covid-19.
E foi dessa parceria, na realização do 3º Encontro Virtual IdeiaSUS, que nasceu a ideia de publicação deste livro, sob o título “O enfrentamento do sofrimento psíquico na Pandemia: diálogos sobre o acolhimento e a saúde mental em territórios vulnerabilizados”. Reunimos nesta publicação, buscando a reflexão sobre os cuidados em saúde mental e o sofrimento psíquico em meio à Pandemia de Covid-19, um total de 23 artigos, sendo duas traduções, produzidos a partir de um convite feito a pesquisadores, trabalhadores e militantes da Saúde Mental e da Atenção Psicossocial, atuantes no Brasil, na América Latina e nos Estados Unidos.
O material aqui disponibilizado, organizado pelo IdeiaSUS/Fiocruz, Laps/Ensp/Fiocruz e Abrasme, é de livre acesso e reprodução, representando mais um momento em que a Fiocruz e a sociedade civil reafirmam sua disposição de continuar dando visibilidade àqueles que juntos trazem reflexões valiosas acerca da temática da saúde mental e da atenção psicossocial, de temas que ganham destaque em meio a medidas necessárias de isolamento e distanciamento social no enfrentamento da pandemia de Covid-19.