Seis colaboradores do Cofen estão dentre os nomes da lista de pesquisadores latino-americanos de maior desempenho publicada recentemente.
Foi divulgado esta semana o ranking internacional com os 10 mil pesquisadores de destaque na América Latina nos últimos cinco anos, segundo o “Top 10.000 Scientists – AD Scientific Index 2021”. Cinco profissionais brasileiros ligados ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) estão na lista. Um feito que eleva a qualidade da gestão e da assistência prestada por estes profissionais, representantes da Enfermagem e do Cofen, atingindo níveis globais.
AD Scientific Index é um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais. Entre os parâmetros utilizados por ele para ranquear os cientistas de todas as áreas vinculados às universidades, institutos de pesquisa e grupos científicos, estão o grande número de citações em artigos e revistas científicas nacionais e internacionais, além do volume de buscas nas ferramentas científicas online Google Scholar, Web of Science, Scopus e Publons.
“O ranking mostra o valor e a extensão da contribuição para a literatura científica de cada profissional, um ganho à comunidade científica. Também indica o reconhecimento do trabalho realizado”, explica David Lopes, enfermeiro, professor, pró-reitor e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que está no ranking e é membro da Comissão de Pós-Graduação Stricto Sensu do Cofen/Capes. “Recebi a notícia sobre o ranking através do reitor . Eu nem sabia, fiquei perplexo de tanta alegria. É uma honra contribuir para a pesquisa da Amazônia e do meu país”.
A enfermeira na área de gestão, fundamentos e práticas da administração, professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Isabel Cunha, que também é coordenadora da Revista Enfermagem em Foco e colaboradora do Cofen, explica que para ela é um novo salto. “Ser lembrada em meio a tanta gente competente é uma enorme felicidade. Sensação de dever cumprido. Isso vem como incentivo para todas as vezes que pensamos em desistir”, afirma.
Entre os 10 primeiros lugares no ranking AD Scientific Index dos países da América Latina, nove são de instituições brasileiras. A Universidade de São Paulo (USP) ocupa o topo da lista, com 2.134 pesquisadores, seguida pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com 572 nomes e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 556 profissionais.
Entre os 10 mil cientistas de países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil aparece em segundo lugar, com 3.192 cientistas, atrás somente da China, com 3.908. Em seguida surge a Índia (2.023), a África do Sul (522) e a Rússia (355). No total de participantes são quase 200 países, mais de 11.900 universidades e quase um milhão de acadêmicos.
Isabel Cristina Cunha – Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Enfermagem Hospitalar, Gerência de Serviços de Saúde e Educação. Desenvolve estudos e pesquisas através do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento em Enfermagem – GEPAG. Coordenadora da Revista Enfermagem em Foco e colaboradora do Cofen.
Isabel Amélia Mendes – Professora e Pesquisadora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (EERP-USP). Colaboradora do Cofen como integrante da Comissão de Pós-Graduação Stricto Sensu e como Coordenadora do Grupo de Trabalho Campanha Nursing Now Brasil.
Mirna Frota Albuquerque – Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e da Graduação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza (Unifor). Coordenadora de Pós-Graduação Strictu Sensu do Cofen.
Valéria Lerch Lunardi – Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG) em Ética na Saúde e Educação em Enfermagem. Membro da Comissão de Pós-Graduação e Strictu Sensu do Cofen.
David Lopes Neto – Professor e Pesquisador no campo da Enfermagem, Epidemiologia, Saúde Coletiva, Gestão em Saúde e Saúde Mental. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem UEPA/UFAM e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ciências da Saúde – Faculdade de Medicina/UFAM. Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas Gestão 2017-2021. Membro da Comissão de Pós-Graduação Stricto Sensu do Cofen/Capes.
José Luiz Guedes dos Santos – Professor, Pesquisador e Líder do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde (GEPADES) da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Editor Associado da Revista Enfermagem em Foco e colaborador do Cofen.