/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
A Enfermagem na Rede de Cuidados de Adolescentes Com Necessidades Especiais de Saúde
26 de julho de 2023 por filipesoares Imprimir
Identifica o papel da Enfermagem na rede de cuidados de adolescentes com necessidades especiais de saúde na perspectiva de cuidadores familiares.
A partir dos avanços tecnológicos na assistência neonatal e pediátrica, observa-se a sobrevivência de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde (CRIANES). Recebem a denominação de CRIANES, as crianças e adolescentes que possuem maior risco de apresentar uma condição crônica que requer assistência específica, muitas vezes, contínua e complexa, de natureza temporária ou permanente, sendo que as demandas de cuidados de saúde podem se perpetuar ao longo de sua vida.
Foto: Internet.
São classificadas como CRIANES a população de crianças e adolescentes entre 0 a 18 anos de idade, com demandas de cuidados singulares para seu desenvolvimento, aquelas que apresentam algum tipo de deficiência, doenças crônicas, necessidades educacionais ou sociais. Na literatura existem diferentes denominações que tratam das necessidades especiais de saúde na infância e adolescência, dentre elas destacam-se: doença crônica, condição crônica de saúde e crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde.
Essas diferentes nomenclaturas evidenciam a tentativa de nomear uma característica dessa população, sem estigmatizá-las. A manutenção do cotidiano de cuidados está condicionada a participação de diversos profissionais que desenvolvem cuidados especializados, personalizados e singulares.
Nesta perspectiva, reafirma-se o importante papel das redes de atenção e cuidados dispensados as CRIANES, incluindo os serviços de saúde e de atenção especial ao adolescente e ao jovem, possibilitando sua autonomia, autocuidado e a promoção das habilidades de desenvolvimento pessoal, a fim de reduzir a morbimortalidade.
As famílias desenvolvem um papel primordial no processo de cuidado, muitas vezes precisam se reajustar diante das hospitalizações recorrentes, reorganizar seus afazeres em prol do cuidado, serem flexíveis para as transformações na dinâmica familiar. As famílias de CRIANES realizam cuidados de manutenção da vida e de interação social em prol do desenvolvimento e das habilidades desses adolescentes, na luta pelos direitos visto que os cuidados requeridos por eles, vai além daqueles exigidos por outros adolescentes e jovens em geral.
Quanto as redes institucionais de CRIANES, essas são ampliadas, compostas por múltiplos profissionais de saúde, isso enaltece que esses adolescentes requerem cuidados diversificados e mais amplos do que aqueles exigidos por outros adolescentes. Neste sentido, é primordial uma rede de cuidados articulada, onde os profissionais de saúde possam trabalhar em prol do cuidado, assistência e promoção da saúde dessa população e de seus familiares.
Enfermagem na Rede de Cuidados
Nesta perspectiva, a
enfermagem é fundamental no exercício do cuidado e nas práticas de educação em saúde, sobretudo com as famílias cuidadoras de adolescentes, considerando que o enfermeiro deve contribuir para que os familiares possam dar continuidade aos cuidados de adolescentes que apresentam necessidades de especiais de saúde.
Em face do exposto, este artigo objetivou identificar o papel da enfermagem na rede de cuidados de adolescentes com necessidades especiais de saúde na perspectiva de cuidadores familiares.