Enfermagem Estética: Avanços, Dilemas e Perspectivas

29 de setembro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Enfatiza a atuação da Enfermagem frente à estética, bem como os avanços, dilemas e perspectivas na área.


É fato que a área de atuação do enfermeiro vem se expandindo  para  além  da  saúde,  assumindo papéis não tradicionais,  ao  atuar  em  campos  como estética e tratamentos alternativos. Essa valorização vem sendo relacionada ao conhecimento inerente ao enfermeiro, que traz um valor adicional na prestação desses serviços.

Natalia-Augusto-enfermagem-estetica

Foto: Divulgação.

A busca pelo conhecimento estético está em ascensão e vem sendo consolidado em diversos países sendo reconhecido como uma legítima especialidade, recebendo diferentes nomenclaturas, como Enfermagem Estética, Estética Não-Cirúrgica, Plástica ou Cosmética.

Somado a essa expansão do conhecimento do enfermeiro na área da estética, destacam-se a preocupação por grande  parte da população em ter o padrão de beleza tido como “ideal” e a busca por procedimentos estéticos bem como o crescimento da indústria de cosméticos.
O  profissional de estética  atua como membro da equipe  de  saúde,  pois  visa  ações  de  promoção,  prevenção, educação  e  recuperação,  ou  seja,  tanto  individual  quanto coletivamente.  Além  disso,  ajuda  a  melhorar  a  imagem distorcida que o indivíduo tem  de si mesmo, através de reconstruções e procedimentos.
Notoriamente, a atuação do enfermeiro na área de estética foi normatizada pela Resolução    Cofen    n.º 529/2016. Contudo, os efeitos dessa Resolução   estão suspensos, liminarmente, por força das decisões proferidas nos Processos Judiciais n.º 002778-15.2017.4.01.3400, 0804210-122017.4.05.8400 e 20776-45-2017.4.01.34008.
A Enfermagem Estética tem alcançado reconhecimento  e  espaço  no  mercado  brasileiro;  porém, existe ainda uma necessidade de maior divulgação do papel do enfermeiro nessa área bem como é necessário aguardar a  conclusão  dos  processos  judiciais  sobre  a  atuação  do enfermeiro na estética a fim de saber quais procedimentos de fato poderão ser realizados por esses profissionais.
A   atuação do enfermeiro esteta promove o aumento da autoestima e melhora no bem-estar dos seus clientes, cuidando  do  ser  humano em sua integralidade (psíquica, espiritual, física e social),   pois, a beleza e a aparência, muitas vezes, podem afetar gravemente a saúde podendo causar distúrbios de imagem, distúrbios alimentares, automutilação e depressão.

O presente estudo objetivou apresentar uma revisão bibliográfica que reúna informações relevantes para entendimento da atuação do enfermeiro na estética, bem como os avanços, dilemas e perspectivas nessa área.
Compartilhar