Enfermagem e Cuidado em Saúde Mental no Brasil e no Exterior: Estudos, Intervenções e Redes de Colaboração

21 de novembro de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Obra foi elaborada com base em resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Doutorado Interinstitucional da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP e da Universidade do Estado de Mato Grosso.


O livro Enfermagem e Cuidado em Saúde Mental no Brasil e no Exterior: Estudos, Intervenções e Redes de Colaboração, publicação do Centro de Apoio Editorial (CAEd) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, é dirigido a profissionais que atuam ou tenham interesse na área de saúde mental e faz parte das comemorações do programa de pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP, que completará seu cinquentenário no ano que vem. A obra foi organizada pelos professores Fabio Scorsolini-Comin e Sandra Cristina Pillon da EERP, e também pela professora Ana Cláudia Trettel da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Livro traz relatos de casos na área de enfermagem psiquiátrica – Foto: Rawpixel/Freepik.

A obra possui 324 páginas, divididas em 21 capítulos abordando a formação profissional em saúde mental no Brasil e no exterior e questões como estresse e transtornos de humor pré e durante a pandemia de covid-19, risco de suicídio, transgeracionalidade da violência e o uso de substâncias psicoativas, autocuidado no contexto do trabalho, prática baseada em mindfulness com acadêmicos de enfermagem e consumo de álcool.

São compartilhadas experiências e reflexões sobre o fazer em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, com destaque para resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos no Doutorado Interinstitucional (Dinter), firmado entre o programa de pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para a formação de recursos humanos, entre os anos de 2020 e 2024.

Além disso, o livro conta com pesquisas realizadas em outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, evidenciando todas as redes de colaboração, sendo composto por autores da USP, Unemat, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual de Tocantins, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de São Carlos, University of Birmingham (Inglaterra), Universidade Save (Moçambique), Universidad de Nuevo León (México), Universidad Rovuma (Moçambique) e Universidad Peruana Cayetano Heredia (Peru).

O professor Scorsolini-Comin explica que “o objetivo da obra é permitir uma visão aprofundada acerca da atuação em Enfermagem Psiquiátrica tanto no contexto assistencial quanto na produção de conhecimentos em saúde mental”. A sua produção envolveu a participação de profissionais enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, médicos e demais categorias engajadas na discussão sobre a saúde mental na contemporaneidade.

A partilha desses conhecimentos, no livro, diz o professor, contribui para que se tenha um retrato do fazer em Enfermagem Psiquiátrica não apenas no Brasil, mas também no exterior. “O livro é importante como um registro das parcerias e para reforçar as contribuições desses centros de pesquisa para a formação de pesquisadores em saúde mental no Brasil e no exterior. Trata-se de uma leitura importante para todos os profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos e dialogar com uma produção científica inovadora e atualizada em saúde mental”, afirma o professor.

Compartilhar