Enfermagem na Atenção Básica no Contexto da COVID-19

16 de setembro de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Debate crítico-reflexivo sobre os desafios da Enfermagem na Atenção Básica no contexto da Covid-19.


A presente obra se insere em um processo amplo de reflexão sobre Enfermagem e Pandemias, que vem sendo desenvolvido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), provocado pela emergência da Covid-19. Compõe uma série de publicações que visam fortalecer a produção e a sistematização de conhecimentos sobre o tema e tem por objetivos promover o debate crítico-reflexivo sobre os desafios da Enfermagem na Atenção Básica no contexto da Covid-19 e compartilhar experiências que retratam as potencialidades da Atenção Básica para o enfrentamento da Covid-19. Compreende-se essa pandemia como um fenômeno histórico-social, reflexo da organização político-econômica e sanitária vigente no século XXI, cujo avanço instaurou a maior crise humanitária do século, gerando inúmeras consequências desastrosas, entre elas, a sobrecarga no sistema de saúde de todos os países, como também no Brasil.

Enfermagem na Atenção Básica no Contexto da COVID-19

Enfermagem na Atenção Básica no Contexto da COVID-19.

A obra divide-se em duas partes. A primeira contém estudos que têm por base o contexto mundial e nacional da pandemia, em uma abordagem crítica e reflexiva. Na segunda, são apresentados relatos de experiências de enfermeiros na sua prática cotidiana de enfrentamento da Covid-19. Não obstante os relatos de experiências tratarem de contextos específicos, acredita-se que podem ser reaplicados em outros cenários de práticas.

Enfermagem na Atenção Básica

Os capítulos podem ser lidos independentemente da ordem de apresentação, contudo recomenda-se a leitura global do e-book, por compreender a importância de conhecer os diferentes olhares e suas contribuições para expansão do conhecimento sobre um fenômeno ainda pouco conhecido. Por conta disso, e considerando-se a necessidade premente de publicações científicas a respeito da Covid-19, a relevância da presente obra reside não só na sua contribuição para a expansão do conhecimento, como também espera-se que constitua incentivo para a promoção de debates sobre a temática em apreço. As autoras e autores são profissionais de enfermagem com relevante conhecimento teórico e prático em pesquisas e assistência, em sua maioria atuando na linha de frente, no enfrentamento da Covid-19, como parte da equipe de saúde.

Cabe ressaltar ainda que se trata da contribuição do Departamento de Enfermagem na Atenção Básica para a comemoração dos 94 anos da Associação Brasileira de Enfermagem, que desde a sua fundação vem cumprindo com rigor e responsabilidade seu compromisso de colocar-se a serviço da sociedade brasileira, na luta por melhores condições de vida e saúde, seja em condições usuais, seja em tempos de exceção.

Compartilhar