Como a Realidade Virtual Está Transformando o Atendimento na Emergência.
A Realidade Virtual (RV) vem ganhando espaço como uma técnica não farmacológica inovadora, capaz de promover relaxamento, distração e até mesmo modificar cognições e comportamentos relacionados à ansiedade e dor. Mas como ela pode ser aplicada na prática, especialmente em um ambiente tão desafiador quanto a emergência hospitalar?
Foto: Secretaria de Saúde do estado do Ceará.
Um estudo metodológico recente buscou validar um dispositivo visual de imersão em RV (como os óculos de realidade virtual) como um recurso auxiliar na terapia assistencial de enfermagem para pacientes em emergência. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas:
A revisão da literatura mostrou que a RV é eficaz na distração da percepção de dor e na redução da ansiedade em diferentes contextos. Mas qual vídeo seria o mais indicado para essa finalidade?
Após a curadoria, o vídeo escolhido foi um que simula um mergulho no fundo do mar, proporcionando uma experiência relaxante e imersiva.
O vídeo foi avaliado em quatro domínios:
O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) total foi de 0,98, confirmando a qualidade do material. Além disso, na análise binomial, todos os itens apresentaram p > 0,05, indicando alta concordância entre os especialistas.
O estudo comprovou que o vídeo selecionado é válido e recomendado para uso em dispositivos de RV como ferramenta de apoio terapêutico em emergências. A imersão virtual pode, de fato, reduzir a ansiedade e a percepção de dor, melhorando o conforto dos pacientes em momentos críticos.