Estabelece as primeiras diretrizes para a implementação de medidas de atenção de Enfermagem em saúde mental no atendimento a população.
O enfrentamento da pandemia do COVID-19, em nosso país, tem sido possível devido à consolidação do SUS e de ao empenho de seus trabalhadores. Estamos falando de profissionais atuando na assistência direta à população em hospitais e ambulatórios, na ciência e tecnologia produzindo e disponibilizando saberes, conhecimentos, tecnologia e insumos, na gestão pública, prestando serviços de alto valor social.
Diante dessa situação emergencial, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) junto à Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental creiou um projeto Enfermagem Solidária, para efetivar o atendimento emocional de Enfermeiros especialistas em Saúde Mental, maioria , mestres ou doutores aos profissionais de Enfermagem em linha de frente na atuação da pandemia.
O objetivo era o oferecimento de apoio emocional online aos profissionais de Enfermagem processo iniciou em 26 de março de 2020 e hoje 25 de setembro de 2021 ainda está em curso.
Esse processo de atendimento online foi criando um clima amistoso entre os Enfermeiros Terapeutas uma união que denominei Comunidade de Destino”, representando a vontade da projeção para um fim coletivo. Os interesses e o destino das pessoas estão estreitamente ligados, formando uma estrutura em rede, interligada.
Unidos e atuando, decidimos que era necessário juntos estabelecer as primeiras diretrizes para a implementação de medidas de atenção de Enfermagem em saúde mental no atendimento a população.