Diretrizes de Atenção à Pessoa Com Síndrome de Down

19 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Oferece orientações às equipes multiprofissionais para o cuidado à saúde da pessoa com Síndrome de Down.


A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do 21 é uma condição humana geneticamente determinada, é a alteração cromossômica (cromossomopatia) mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população. A SD é um modo de estar no mundo que demonstra a diversidade humana. A presença do cromossomo 21 extra na constituição genética determina características físicas específicas e atraso no desenvolvimento. Sabe-se que as pessoas com SD quando atendidas e estimuladas adequadamente, têm potencial para uma vida saudável e plena inclusão social. No Brasil nasce uma criança com SD a cada 600 e 800 nascimentos, independente de etnia, gênero ou classe social.

Diretrizes de Atenção à Pessoa Com Síndrome de Down

Diretrizes de Atenção à Pessoa Com Síndrome de Down.

As diferenças entre as pessoas com SD, tanto do aspecto físico quanto de desenvolvimento, decorrem de aspectos genéticos individuais, intercorrências clínicas, nutrição, estimulação, educação, contexto familiar, social e meio ambiente. Apesar dessas diferenças, há um consenso da comunidade científica de que não se atribuem graus à SD.

Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down

A elaboração das Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down baseou-se em buscas no sistema PubMed. SciELO e no Cochrane Database of Systematic Reviews utilizando como palavras chaves: “Down Syndrome”. Síndrome de Down”. “Trisomy 21”. “Trisomía del Cromosoma 21”. “Trissomia do Cromossomo 21”. “Growth”, “Desarollo”. “Crescimento. Os artigos revistos foram publicados no período de 1975 a 2011 além dos relatos históricos de Langdon Down e Jerome Lejeune. A busca foi limitada às línguas inglesa, espanhola e portuguesa. Os dados foram analisados por um grupo de especialistas que discutiu os resultados e elaborou estas diretrizes.

O objetivo desta diretriz é oferecer orientações às equipes multiprofissionais para o cuidado à saúde da pessoa com síndrome de Down, nos diferentes pontos de atenção da rede de serviço ao longo do seu ciclo vital.

Compartilhar