Direitos Humanos Vivenciados pelos Profissionais de Enfermagem no Cuidado à Pessoa Hospitalizada

8 de agosto de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Compreende como os profissionais de Enfermagem vivenciam o respeito aos direitos humanos no cuidado à pessoa hospitalizada.


Este estudo tem por objetivo compreender como os profissionais de enfermagem vivenciam o respeito aos direitos humanos no cuidado à pessoa hospitalizada, em um hospital público geral de Salvador-BA.

Cartilha dos Direitos dos Participantes de Pesquisa

Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo fenomenológica que revela sentidos e significados da experiência prática, obtida por meio de entrevistas, guiadas por um roteiro previamente elaborado, realizadas nos meses de fevereiro e março de 2015. Participaram do estudo três enfermeiras e oito técnicos de enfermagem, na faixa etária de 31 a 52 anos de idade. Para a análise compreensiva dos dados significativos das categorias e subcategorias temáticas utilizou-se o referencial da configuração Triádica Humanística- Existencial, tendo como base a interpretação do conteúdo associado à Bioética, aos Direitos Humanos, à Constituição Brasileira, à Carta de Direitos dos Usuários da Saúde e ao processo de cuidar da enfermagem e suas inter-relações.

Direitos Humanos

Os profissionais de enfermagem entendem os direitos humanos como respeito aos direitos sociais, à Constituição Federal e à Carta de Direitos dos Usuários da Saúde e os conceituam considerando o respeito aos direitos individuais, a reciprocidade nas relações de cuidado de enfermagem e aos valores culturais, econômicos, religiosos.

Foi possível compreender como os profissionais de enfermagem conceituam os direitos humanos tendo como referência a Declaração Universal dos Direitos Humanos, fundamentando o seu entendimento nos princípios Bioéticos e valores. Com relação à sua vivência sobre o respeito aos direitos humanos nas relações de cuidados, foi possível apreender que estes profissionais devem considerar o cuidado individualizado, inserindo a família nesse contexto.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/