Desenvolvimento de Tecnologia Educacional Para Familiares Sobre o Banho de Ofurô no Domicílio Para Recém-nascidos

4 de outubro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Desenvolve uma tecnologia educacional para familiares sobre o banho de ofurô no domicílio em Recém-nascidos.


O bem-estar de recém-nascidos (RN) prematuros e de baixo peso no ambiente domiciliar contribui para minimizar adoecimentos e morte. O banho de ofurô (BO) é uma técnica utilizada para oferecer ao RN conforto, alívio da dor e redução do estresse. As tecnologias educacionais (TE) voltadas a orientação de familiares contribuem para a manutenção de cuidados sem auxílio profissional.

banho-ofuro

Anualmente, 30 milhões de bebês nascem antes do tempo e 2,5 morrem nos primeiros 28 dias de vida, sendo 80% dessas mortes atribuíveis a prematuridade e ao baixo peso. O Brasil, figura entre os dez países que mais registram nascimentos prematuros e de baixo peso. A ampliação dos leitos em unidades neonatais, a qualificação profissional e a implementação rotinas humanizadas no cuidado são estratégias para reduzir os indicadores de mortes neonatais.

O BO está entre as técnicas de cuidado para auxiliar o RN na adaptação à vida extrauterina. Nessa fase, a simulação do ambiente intrauterino, favorece o desenvolvimento, o ganho de peso e reduz o tempo de internação. A técnica consiste na imersão do bebê em balde com água aquecida, proporcionando relaxamento, sensação de segurança e limite corporal. Quando os familiares são preparados para executar a técnica, seus benefícios podem ser ampliados para o domicílio.

O preparo da família para receber o RN no ambiente domiciliar deve ser assegurado durante a internação, considerando as alterações nas expectativas quanto a chegada do novo membro. O incentivo e o envolvimento dos familiares nos cuidados, deve ser promovido pela equipe de saúde. É neste momento que o profissional tem a oportunidade de demonstrar, orientar e tirar dúvidas sobre o cuidado, possibilitando o desenvolvimento de habilidades necessárias ao cuidado domiciliar. A necessidade de cuidados específicos após a alta, impõe aos familiares aquisição de conhecimentos específicos, até então estranhas a eles. Nestes casos a aplicação de TE na preparação para a alta é útil.

As TE são técnicas, processos e dispositivos aplicados para gerar conhecimento e colaborar no ensino-aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento da segurança e a aplicação do conhecimento científico a prática. Nesta perspectiva, o objetivo do estudo foi desenvolver uma TE para familiares sobre o BO no domicílio em RN.

Compartilhar