Desenvolvimento de uma série de três infográficos animados sobre aspectos e abordagens ao TEA com intuito de divulgar conteúdo seguro para família de indivíduos autistas e profissionais da saúde.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), denominado autismo, é atualmente considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, sendo comum após o diagnóstico as dificuldades em lidar com essa situação.
O presente trabalho objetivou o desenvolvimento de uma série de três infográficos animados sobre aspectos e abordagens ao TEA com intuito de divulgar conteúdo seguro para todo o público interessado, principalmente família de indivíduos autistas e profissionais da saúde.
O desenvolvimento metodológico ocorreu em três fases: Concepção, Execução e Acabamento, sendo essas subdivididas em onze etapas: pauta, elicitação de requisitos, apuração de dados, análise de similares, elaboração de conteúdo, arquitetura da informação, arte final, acabamento, revisão, publicação e análise crítica. A elicitação de requisitos que ocorreu entre julho e setembro de 2019, contou com a participação de onze especialistas em TEA para auxiliar na construção e abordagem conteudística, dando direcionamento para elaboração de compilado de informações que serviu de base para construção de mapas conceituais e protótipos, que foram disponibilizados para considerações finais dos profissionais. Após a prototipação, seguimos com o design final dos infográficos e produção das animações, que ocorreu no período entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. Ao final associando textos, imagens, áudios, animações e transições compomos três infográficos animados: bases conceituais do Autismo (voltado para o público leigo em geral), métodos para estimulação e cuidado com indivíduos autistas (dicas para cuidado na família e comunidade onde o autista vive) e abordagens do profissional da saúde e ferramentas para interação com autistas (direcionado a profissionais nas diversas áreas que irão lidar com indivíduos autistas, porém ainda não tem conhecimento sobre o tema).
Todos os vídeos estão disponíveis no Youtube e em plataformas de livre acesso, servindo como um material educativo de fácil compreensão, fomentando a busca por informações e aprendizado sobre o tema, ao público interessado.