Desenvolvimento de Chatbot Para Adolescentes Sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

7 de janeiro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Desenvolve um chatbot para adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis.


A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta. Nesse período, a vivência da sexualidade torna-se mais notória e, em geral, manifesta-se por meio de práticas sexuais desprotegidas. Dessa forma, a procura e o interesse por novas experiências e a falta de orientações sobre as mudanças pelas quais estão passando tornam os adolescentes vulneráveis às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

chatbot-messenger

Desenvolvimento de Chatbot Para Adolescentes Sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis. Foto: Divulgação

O número de adolescentes contaminados por IST vem crescendo, gradativamente, devido à precocidade nas relações sexuais, à multiplicidade de parceiros, à não utilização do preservativo e, principalmente, à falta de informações precisas e coerentes, visto que muitas informações podem ser acessadas em fontes variadas.

Ao se depararem com dúvidas e curiosidades sobre IST, muitos adolescentes encontram na internet um meio rápido e confidencial de informações. Nesse processo, poderão encontrar informações adequadas, mas também equivocadas, que contribuem para a vulnerabilidade às IST. Diante dessa realidade, o acesso às informações adequadas é fundamental para o cuidado à saúde. Observa-se, contudo, que muitos adolescentes podem até saber conceitos e informações básicas sobre métodos preventivos, porém trazem consigo informações errôneas que podem vir a trazer complicações a curto e longo prazo.

Portanto, faz-se necessário elaborar planos de educação em saúde e adotar medidas de conscientização, pois a promoção da saúde sexual em IST na adolescência ainda é considerada um desafio relacionado a múltiplos fatores, entre os quais, destaca-se a dificuldade de acesso do adolescente a informações seguras de forma rápida e que respeitem sua privacidade.

Dessa forma, cabe aos profissionais de enfermagem fazer uso da educação em saúde como estratégia para o desenvolvimento de novos comportamentos e para o empoderamento dos grupos em estado de vulnerabilidade.

O enfermeiro, como educador, pode usar de tecnologias educativas em saúde para permitir um processo de ensino-aprendizagem aos estudantes de modo mais dinâmico, oferecendo uma nova forma de ensino mais individualizada, mas também coletiva e participativa, que respeita o ritmo de aprendizagem de cada indivíduo.

Dentre as tecnologias da informação e comunicação, destaca-se o chatbot. O chatbot é um simulador de conversação, que interage por mensagem de texto e/ou voz com usuários. Essa ferramenta tem sido incorporada ao setor de saúde, a fim de disponibilizar orientações guiadas por perguntas e mediadas por inteligência artificial. Trata-se de uma espécie de “amigo virtual”, que fornece orientações preestabelecidas.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

Diante da necessidade de adolescentes obterem conteúdo sobre IST, de forma rápida e segura, pensou-se na ferramenta de comunicação chatbot através do Facebook Messenger®, que apresenta como principais vantagens: a possibilidade de acesso a vários adolescentes ao mesmo tempo; a disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana; o fornecimento de respostas padronizadas de alto impacto e a percepção de anonimato de quem acesa o sistema, além dos adolescentes enfatizarem a praticidade e a facilidade de acesso ao mesmo.

A abordagem dos adolescentes, a partir do uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) em saúde, é relevante, uma vez que esses instrumentos tecnológicos fazem parte do cotidiano deles.

Considerado a lacuna na literatura sobre o desenvolvimento e a validação de chatbots sobre IST para adolescentes, o presente estudo se fundamenta na necessidade de construção de tecnologias que visem a disponibilização de informações seguras sobre IST, contribuindo para a redução dos números de casos em adolescentes. Diante disso, o objetivo deste estudo é desenvolver um chatbot para adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis.

Compartilhar