Desafios do Puerpério: Visão de Mulheres nas Mídias Sociais

19 de abril de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Investiga, por meio das redes sociais, quais são os desafios das mulheres frente ao puerpério.


Conceitua-se puerpério como o período que se inicia logo após o parto, em que modificações provocadas na gestação e parto tendem a retornar ao período pré-gravídico. Ou seja, quando as modificações fisiológicas e hormonais retornam ao seu estado anterior à concepção. Tem início logo após o nascimento do bebê e dequitação da placenta, sendo o seu término imprevisto. Esse período é considerado de risco por envolver grandes modificações biológicas, emocionais e sociais.

Expectativas e Sentimentos de Gestantes Sobre o Puerpério: Contribuições Para a Enfermagem

Expectativas e Sentimentos de Gestantes Sobre o Puerpério: Contribuições Para a Enfermagem. Foto: Divulgação

Mesmo sendo o puerpério, um período de riscos, muitas vezes é negligenciado. As atenções voltam-se muito para os cuidados com o bebê, e as modificações desse período, que ocorrem na vida das mulheres, ficam desassistidas. Considerando tais modificações e, principalmente, o impacto que podem ter, torna-se relevante aliar um cuidado de enfermagem qualificado e condizente com as necessidades da mulher nesse período. Para que isso aconteça, os profissionais da saúde precisam estar atentos aos avanços tecnológicos que podem ser usados para a comunicação com as pacientes, fornecendo informações e orientações seguras.
Entre as tecnologias, a informática é um dos principais meios utilizados para comunicação e educação. As redes sociais recebem milhões de visualizações e visitantes por dia, que nelas buscam as respostas para dúvidas cotidianas, fato esse que também ocorre com puérperas. Usuários têm suas rotinas e práticas baseadas em ‘cliques”, e esses acessos a tecnologias permitem processos de ensino e aprendizagem mais dinâmicos, individualizados e, ao mesmo tempo, participativos, respeitando a capacidade e o ritmo de aprendizado de cada usuário e proporcionando informação, educação e assistência.
A presente pesquisa teve como objetivo investigar nas redes sociais, quais são os desafios das mulheres frente ao puerpério. Considera-se que o estudo se justifica, pois o mundo digital cresce e se incorpora a cada dia na vida cotidiana dos indivíduos e, conhecer a realidade da maternidade pela ótica da rede social poderá subsidiar a criação de ferramentas de aproximação e apoio com esse público.
Compartilhar