Cuidados Multiprofissionais Relacionados à Prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica

20 de outubro de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece a percepção da equipe multiprofissional acerca dos cuidados relacionados às medidas de prevenção a pneumonia associada à ventilação mecânica.


Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é a infecção que ocorre 48 horas após a intubação e/ou 72 horas após a extubação, cujos agentes etiológicos não estavam presentes no período da admissão do paciente. Surge como uma infecção que comumente acomete pacientes críticos ventilados mecanicamente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Cuidados Multiprofissionais Relacionados à Prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica

Cuidados Multiprofissionais Relacionados à Prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica.

Dados epidemiológicos evidenciam que PAV apresenta incidência entre 10 e 30% do total de pacientes internados na UTI. Ainda, está associada a hospitalização prolongada, aumento dos custos com cuidados de saúde e mortalidade de 8,1% a 31,9%, representando um desafio terapêutico.

Sob esta ótica a equipe multiprofissional exerce papel fundamental no que diz respeito à prevenção das infecções no ambiente hospitalar, o que implica na adoção de medidas preventivas padronizadas, treinamento de equipes, educação continuada no processo assistencial com vistas a evitar falhas neste processo, uma vez que a PAV é de origem infecciosa com diagnostico multicausal.

Assim, justifica-se a importância e relevância da presente pesquisa, que se propõe a compreender a percepção da equipe multiprofissional em relação as medidas de prevenção a PAV, tornando possível a compreensão do processo de trabalho das equipes neste escopo, além de permitir identificar as práticas que otimizam a prevenção de PAV e que podem fortalecer ainda mais a assistência de enfermagem prestada a pacientes críticos.

Compartilhar