Cuidados de Enfermagem à Pessoa Com Insuficiência Cardíaca

7 de dezembro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Identifica os cuidados de enfermagem à pessoa com insuficiência cardíaca e mapeá-los nas necessidades humanas básicas.


A insuficiência cardíaca caracteriza-se por síndrome clínica de caráter sistêmico, responsável pelo suprimento sanguíneo tissular insuficiente, em decorrência de outros problemas cardiovasculares e extra-cardiovasculares, ou seja, em pessoas com problemas prévios do aparelho circulatório, além de ocasionar outras comorbidades.

Proposições Sobre a Ressignificação do Cuidado de Enfermagem

Em média, 23 milhões de pessoas são acometidas pela afecção globalmente, com número elevado de internações e de gastos na saúde pública, com impacto epidemiológico progressivo na atualidade. Ela apresenta sinais e sintomas clássicos como dispneia, edema, taquicardia e congestão pulmonar, enquanto processos inter-relacionados e debilitantes, com necessidades baseadas em problemas biopsicossociais e espirituais.

Os cuidados as necessidades devem iniciar no diagnóstico clínico, hospitalização até o pós-alta, enfatizando-se a autonomia da pessoa no controle da afecção. Assim, a assistência baseada em evidências faz-se essencial a pessoa, família e entorno, com o intuito de reduzir as internações, com destaque para o papel da Enfermagem, no controle e redução do impacto na vida da população, baseado no planejamento dos cuidados, preferencialmente fundamentado em sistemas de classificação em enfermagem.

O cuidado de enfermagem caracteriza-se pelas intervenções centradas na pessoa, com o gerenciamento da afecção e incentivo ao autocuidado, que deve-se dar de maneira singular, de forma articuladora e integradora, havendo lacuna no conhecimento, referente ao conhecimento insatisfatório dos enfermeiros quanto aos cuidados à pessoa com insuficiência cardíaca, o que pode resultar em um cuidado ineficaz, acarretando uma má gestão do autocuidado.

Este cuidado deve ser alicerçado por um referencial teórico que o subsidie, para um cuidado integral, em especial, no contexto de reabilitação cardiovascular. Assim, salienta-se a síntese do conhecimento existente acerca da temática, fornecendo o mapeamento dos cuidados de enfermagem com vistas a corroborar com a disseminação das informações disponíveis, na identificação das características comuns e essenciais ao cuidado.

Ainda, subsídio ao cuidado à pessoa com insuficiência cardíaca, com incentivo ao desenvolvimento de tecnologias assistenciais direcionadas, contribuindo com a geração de indicadores, de forma a impactar na reabilitação dessa população. Assim, objetivou-se identificar os cuidados de enfermagem para pessoas com insuficiência cardíaca e mapeá-los com base nas necessidades humanas básicas.

Compartilhar