Cotidiano de Homens Com Úlcera de Perna Em Uso de Bota de Unna

20 de maio de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Apreende as vivências do cotidiano de homens com úlcera de perna em uso da Bota de Unna.


A úlcera venosa crônica (UVC) constitui um dos maiores problemas relacionado às úlceras de perna. Correspondem a 70% das úlceras crônicas, estima-se que ela afeta cerca de 2-7% da população mundial, acarretando causando grande impacto socioeconômico e reduzindo a qualidade de vida dos pacientes por ela acometida. Causam desconforto e incapacidade, interferindo em vários aspectos da vida do adoecido, tais como: atividades laborais, qualidade de vida, alteração na imagem corporal e sexualidade.

Cotidiano de Homens Com Úlcera de Perna Em Uso de Bota de Unna

Cotidiano de Homens Com Úlcera de Perna Em Uso de Bota de Unna. Foto: Divulgação

Em nossa realidade, uma das dificuldades para alcançar a cicatrização da úlcera de perna diz respeito ao limitado acesso às tecnologias adequadas e aos profissionais especializados, considerando que a maioria das pessoas que tem este problema crônico pertence à classe mais pobre, e os serviços públicos de saúde ainda não se encontram organizados para atender esta demanda.

Dentre as terapêuticas recomendadas para o tratamento das úlceras de perna, encontra-se a terapia compressiva, que age diminuindo a hipertensão venosa crônica responsável pelo surgimento e a manutenção da lesão, favorecendo a cicatrização tecidual e a redução dos sinais e sintomas do membro acometido.

Bota de Unna

As ataduras compressivas são geralmente utilizadas na fase inicial do tratamento e podem ser inelásticas ou elásticas. Entre as inelásticas, a mais tradicional é a bota de Unna, que consiste de atadura impregnada com óxido de zinco, criando um molde semi-sólido para a realização da compressão externa. Essa bandagem pode proporcionar pressões maiores durante a deambulação da pessoa acometida e pressões menores, quando a pessoa se encontra em repouso.

A construção social da imagem do homem impõe um padrão de corpo saudável, viril, forte e uma identidade masculina de trabalhador, chefe de família, sexualmente ativo, indivíduo invulnerável, fazendo com que os homens busquem os serviços de saúde apenas em situações de extrema urgência, com intercorrencias graves que os impeçam de exercerem as atividades cotidianas, evidencias ainda carentes na literatura.

Assim, este estudo foi guiado pela questão norteadora: Como os homens com úlceras de perna em uso de terapia compressiva (Bota de Unna) vivenciam seu cotidiano?

Diante disso o estudo tem o objetivo apreender as vivências cotidianas dos homens com a úlcera de perna em uso de Bota de Unna.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/