Consulta Pública Sobre Graduação EaD em Enfermagem

18 de outubro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

A consulta estará disponível a partir de quinta-feira (19), até o dia 20 de novembro.


O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no Diário Oficial da União (D.O.U.), a data da consulta pública sobre graduação a distância em Enfermagem, Direito, Psicologia e Odontologia, anunciada em setembro. A consulta estará disponível a partir de quinta-feira (19), até o dia 20 de novembro, no site https://www.gov.br/participamaisbrasil/

A consulta pública é fruto da articulação do Cofen, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) em defesa do ensino presencial. As entidades recomendaram, em nota conjunta lançada em maio deste ano, a revogação portaria 2.117/2019 do MEC e a priorização do ensino presencial na formação dos futuros profissionais.

Pressionado pelos conselhos, Ministério da Educação instituiu Grupo de Trabalho (GT) de especialistas, que lançou, em 29 de agosto, relatório sobre os cursos a distância de Enfermagem, Odontologia, Psicologia e Direito, e anunciou a abertura de consulta pública para ouvir a sociedade. A consulta ainda não está disponível no site do MEC.

“O Cofen está acompanhando e aguarda com muita expectativa a abertura da consulta pública. Convidamos todos para colaborarem e ajudarem a frear a proliferação desordenada de cursos a distância, sem estrutura mínima e incompatíveis com uma formação de qualidade. Isto afeta diretamente a qualidade da assistência”, afirma Gilvan Brolini, coordenador da Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa (CTEP/Cofen).

Compartilhar