Construção de Um Roteiro de Avaliação de Cuidados Paliativos Para Equipe de Enfermagem

15 de setembro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Elabora um roteiro de avaliação de cuidados paliativos para equipe de Enfermagem.


O cuidado paliativo visa melhorar a qualidade de vida do indivíduo quando a cura ou o controle da doença não são mais possíveis. Este cuidado busca o conforto, o alívio da dor e do sofrimento e procura manter a dignidade do ser humano até o momento de sua morte.

Construção de Um Roteiro de Avaliação de Cuidados Paliativos Para Equipe de Enfermagem

Construção de Um Roteiro de Avaliação de Cuidados Paliativos Para Equipe de Enfermagem. Foto: Divulgação.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, desenvolvida por meio da Pesquisa Convergente Assistencial. Teve como objetivo construir um roteiro de avaliação de cuidados de Enfermagem, baseado nos princípios éticos da beneficência e da não maleficência, direcionado aos pacientes internados em um Serviço de Cuidados Paliativos. O local foi a Unidade de Clínica Médica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e contou com a participação de 8 profissionais de enfermagem, sendo quatro enfermeiros, três técnicos e um auxiliar de enfermagem. A trajetória metodológica teve seu início com a participação da pesquisadora nas reuniões clínicas da equipe multiprofissional.

A coleta de dados ocorreu por meio de questionário e de oficinas operativas, de agosto de 2016 a fevereiro de 2017. A análise dos resultados foi realizada de acordo com o referencial teórico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Na primeira oficina formaram-se quatro temas, a saber: a) Significados do cuidado paliativo para a equipe de enfermagem; b) Modos de realizar o cuidado paliativo; c) Significados do cuidado ético para a equipe de enfermagem e d) Significados do que é morrer com dignidade para a equipe de enfermagem.

Na segunda oficina os temas construídos foram: a) Alterações na prática para melhoria dos cuidados paliativos; b) Suporte da Instituição para colaborar na prestação do cuidado paliativo e c) Percepções da equipe de enfermagem acerca de um roteiro de avaliação de cuidados paliativos. A convergência dos temas indica a preocupação com controle da dor, falta de apoio psicológico para pacientes e equipe, pouco preparo específico da equipe para cuidado paliativo e área física inadequada para oferecer conforto e privacidade.

Ancorado nas dificuldades relatadas pela equipe durante as oficinas, elaborou-se um roteiro de avaliação de cuidados paliativos para a equipe de enfermagem. Este, pode ser uma ferramenta clara, objetiva, sistematizada e cronologicamente aplicável, capaz de direcionar o cuidado a ser prestado, pautado nos princípios éticos da beneficência e da não maleficência. O roteiro, além de constituir o produto final deste trabalho, foi bem recebido pela equipe multiprofissional, por ser um instrumento fácil de ser compreendido e preenchido.

Conclui-se pela necessidade de realizar ações de cunho educativo sobre o tema, além de novas pesquisas que possam demonstrar a partir da aplicação do roteiro de avaliação, como a equipe presta cuidados paliativos aos pacientes.

Compartilhar