Conhecimento da População em Situação de Rua Sobre a Tuberculose

12 de maio de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Verifica o conhecimento prévio da população em situação de rua sobre a tuberculose.


A Tuberculose (TB) é uma doença de caráter infecciosa, quando não tratada, e se configura atualmente como um importante problema de saúde pública devido as suas altas taxas de incidência no contexto mundial e nacional. No Brasil, diversos avanços já foram alcançados para o controle da TB, contudo, ainda existem desafios a serem superados, tais como a diminuição do coeficiente de incidência da doença e fortalecer as ações de controle nas populações vulneráveis.

Conhecimento da População em Situação de Rua Sobre a Tuberculose

Conhecimento da População em Situação de Rua Sobre a Tuberculose. Foto: Divulgação

Tuberculose e população em situação de rua

Ao considerar os aspectos biopsicossociais, estudos indicam que as desigualdades sociais podem aumentar as chances de adoecimento por TB e interferir na cura e no controle da doença. Com isso, torna-se importante compreender que a doença está diretamente relacionada aos determinantes sociais. Dessa forma, a vulnerabilidade social e a dificuldade de acesso aos serviços de saúde merecem destaque, pois são alguns dos fatores inerentes à População em Situação de Rua (PSR).

A Política Nacional para a População em Situação de Rua define esse grupo populacional como que possuem em comum a pobreza extrema e estão em situação de vulnerabilidade social, com os vínculos familiares interrompidos e a inexistência de moradia convencional regular, se utilizando dos espaços públicos para moradia e sustento.

Essa população, considerada parte excluída da sociedade e historicamente visibilizada como marginal, não consegue ter acesso continuado aos serviços de saúde, o que se tem são práticas de acesso restritas somente ao primeiro atendimento. Além disso, a PSR apresenta dificuldades para acessar os serviços de saúde devido a burocratização no atendimento. Desvalorização social dada à essa população pelos próprios profissionais de saúde, ausência de serviço organizado especificamente para atendê-los e pouco conhecimento dessa população sobre da organização do serviço de saúde.

Educação em saúde

Nesse sentido, a educação em saúde é uma estratégia voltada para a comunidade com finalidade de mudança no meio social por meio da formação de usuários protagonistas e corresponsáveis pelo seu processo saúde-doença. Dessa forma, tal ferramenta se mostra necessária e importante para essa população, pois pode auxiliar na aquisição de conhecimento e norteio sobre a organização dos serviços de saúde, facilitando o acesso.

Dessa forma, o conhecimento da PSR sobre a TB torna-se de grande relevância na prevenção da doença e detecção dos seus primeiros sinais e sintomas. O acesso a tais informações implica diretamente na busca do indivíduo pelo serviço de saúde, diagnóstico precoce, início rápido do tratamento e maiores chances de cura, auxiliando no controle da doença.

Diante disso, esse estudo objetiva verificar o conhecimento prévio da população em situação de rua sobre a TB.

Compartilhar