Conceitos Básicos das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação da Área de Saúde

18 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conceitos básicos das diretrizes curriculares nacionais do ensino superior em saúde no Brasil.


Com o crescimento das atividades de Ensino Superior na década de 1960, com mais de 100 Instituições de Ensino Superior (IES) no país, surgiu a necessidade de se estabelecer critérios para o Poder Público assegurar a equivalência entre os vários cursos superiores que estavam sendo criados. Para isto foi promulgada a Lei nº4.024/1961, a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabeleceu em seu artigo 66 que o ”O ensino superior tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento das ciências, letras e artes e a formação de profissionais de nível universitário”.

Ensino superior

Diretrizes Curriculares Nacionais

Inicia-se a discussão de uma reformulação do Ensino Superior no Brasil. Que assim originaram as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação.Vários documentos embasaram a elaboração destas Diretrizes. Assim o primeiro é a Constituição Federal de 1988, que estabelece em seu artigo 5º que “todos são iguais perante a lei e ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”. Isto estabelece uma regra basilar, de atender apenas ao que a lei exigir. Isto fica claro no item…”é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

A Constituição estabelece as competências da União para legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional (art.22) e do Sistema Único de Saúde (SUS)…”ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde e incrementar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em sua área de atuação” (art.200). Portanto isto garante as premissas básicas de liberdade acadêmica, de ação docente e autonomia Institucional. Como defendido pela UNESCO e pelo Fórum de Pró-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras.

Compartilhar