Compreende o sentido de ser-com reações hansênicas.
As reações hansênicas representam uma das principais dificuldades durante o manejo clínico de pessoas acometidas pela hanseníase, doença milenar que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. As reações se caracterizam como eventos inflamatórios agudos advindos da ação do sistema imunológico contra o Mycobacterium leprae, quando são necessários tratamento e cuidados específicos.
Uma pessoa com reações hansênicas pode apresentar manchas ou placas na pele, infiltrações, dor, edema e espessamento dos nervos, além de nódulos subcutâneos, dor, mal estar geral e febre. As reações podem ocorrer antes, durante ou após o tratamento da hanseníase. Estimativas apontam que cerca de 50% das pessoas tem alguma reação durante o tratamento e 30% após esse período.
O fenômeno que envolve as reações hansênicas é complexo e ambíguo, pois não raramente envolve sofrimento, incertezas e incapacidades que remetem à baixa autoestima, redução da qualidade de vida e exclusão social. Estudos qualitativos têm sido realizados no país nos últimos 10 anos para conhecer, identificar, analisar e/ou explicar percepções, dificuldades, discursos e características de acesso às ações de controle da hanseníase. No entanto, estudos voltados às experiências das pessoas que vivem com reações hansênicas ainda são incipientes.
Diante desse cenário questionou-se: Quais os significados e sentidos do ser no mundo que vivencia a experiência de ser-com reações hansênicas? Este estudo objetivou compreender o sentido de ser-com reações hansênicas.
Os resultados deste estudo revelaram questões importantes para o cuidado de enfermagem às pessoas que vivenciam a experiência de ser-com reações hansênicas, pois indicam que essas pessoas podem viver com dor, vergonha, desesperança, medos, incertezas e preocupações, que as afetam em seus modos de ser e transformam profundamente o seu cotidiano pessoal, social e familiar, em que as necessidades específicas de cuidado nem sempre são atendidas. Por sua vez, o sentido de ser-com reações hansênicas se desvela nos modos de ser da impessoalidade, ambiguidade, curiosidade e publicidade da vida cotidiana, em que o ser-com reações hansênicas se vê a partir dos outros, projetando em si mesmo a visão e a compreensão de outros seres-aí. Há uma preocupação que é imprópria, na maior parte do tempo, e faz com que o ser-com reações hansênicas não se antecipe em relação as suas possibilidades de ser, e não compreenda de
modo autêntico a sua existência no mundo.