Descreve a percepção de enfermeiros acerca das competências gerenciais no contexto hospitalar.
Em decorrência das mudanças técnico – científicas e o aumento das exigências dos usuários, as instituições e serviços de saúde se deparam com a necessidade de desenvolver estratégias que as ajudem na sobrevivência organizacional. Para tanto, os profissionais de saúde, em especial os enfermeiros que ocupam por vezes o papel de líderes de equipe, devem seguir padrões de qualidade, com o desenvolvimento de competências gerenciais, visto que o mercado de trabalho exige profissionais polivalentes e com habilidades sociais.
Vale salientar que, as competências para os profissionais de enfermagem, no bojo gerencial, têm potencial para subsidiar sistematicamente a formação crítico-reflexivo, extrapolando a dimensão técnica do trabalho e, assim, alicerçar a capacidade do profissional impactar o mercado e provocar melhorias sociais e na situação de saúde local, a médio e longo prazo.
Destaca-se que nos serviços de saúde o enfermeiro tem papel fundamental na gestão da assistência à saúde e neste aspecto, espera-se deste profissional conhecimento, habilidades e atitudes adequadas para desempenhar as suas funções gerenciais com eficácia. Sabe-se que, em especial os enfermeiros gerentes que atuam na área hospitalar, desenvolvem múltiplas tarefas com alto grau de exigência o que pode interferir na qualidade do cuidado, a depender da forma como está organizado o seu trabalho e dos conhecimentos e práticas de liderança adotadas.
Na prática, a Enfermagem assume papel de destaque nos serviços hospitalares, pois representa o maior percentual do quadro de pessoal, exigindo dos enfermeiros uma maior capacidade adaptativa e a aquisição de novas competências que dêem conta de responder à demanda dos cuidados a saúde do indivíduo hospitalizado. Desta forma, tendo em vista as exigências das constantes transformações e os avanços nos cenários da saúde, questiona-se: Como os enfermeiros percebem a prática gerencial e as competências gerenciais no cotidiano laboral da área hospitalar? E para responder a esta questão, este trabalho teve como objetivo descrever a percepção de enfermeiros acerca das competências gerenciais no contexto hospitalar.