Competências de Liderança do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica

4 de março de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Identifica as competências de liderança dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica.


A enfermagem é uma ciência em constante evolução, na qual as necessidades de cuidados e a prestação dos mesmos estão cada vez mais complexas. Exige-se excelência na sua prática, com a prestação de cuidados complexos baseados na evidência científica e a tomada de decisões complexas. Neste contexto, torna-se imprescindível o desenvolvimento de líderes nas organizações de saúde, a adoção de comportamentos de liderança e a capacidade de adquirir competências para orientar pessoas de uma equipe multidisciplinar a fim de alcançar determinadas metas ou objetivos com eficácia.

A liderança nos ambientes de saúde deve ser pensada de forma complexa, considerando a seleção dos profissionais que contribuirão consideravelmente para a melhoria desse serviço. Nas organizações de saúde, a liderança assume extrema relevância devido ao seu impacto nos resultados em saúde. No entanto, muitos enfermeiros atuam apenas como supervisores e não alcançam o nível de líder. Os enfermeiros não se sentem plenamente competentes, especialmente devido a questões relacionadas com a prática baseada na evidência, considerando os fatores da cultura de trabalho como inibidores da liderança na enfermagem.

As habilidades do líder em enfermagem fazem parte de uma prática avançada, com melhores desempenhos que levam a um aumento na qualidade e segurança dos cuidados de saúde prestados. Esta é, portanto, uma competência que requer inúmeros conhecimentos, habilidades e atitudes para garantir que os objetivos sejam atingidos por meio de pessoas inspiradoras. É a capacidade de extrair o melhor de cada membro da equipe com vistas aos resultados esperados pela organização. Entende-se assim que a liderança trata-se de uma competência importante, indo muito mais além de um simples cargo, onde o autoconhecimento é comparado a uma prova de fogo. Isto é, só quem se conhece a si próprio poderá ser um líder.

No setor da saúde, a enfermagem é atualmente a classe profissional com maior representatividade, havendo, portanto, a necessidade de desenvolver líderes capazes de tomar decisões em prol do bem-estar individual e coletivo, bem como no estabelecimento de relações entre membros da equipe, a fim de conciliar as necessidades individuais com as organizacionais.

A Ordem dos Enfermeiros de Portugal, no trabalho que tem desenvolvido neste campo, vê no enfermeiro especialista um elemento fundamental na prática de enfermagem avançada, pois este possui conhecimento aprofundado em um domínio específico de enfermagem, levando em conta as respostas humanas aos processos de vida e aos problemas de saúde. Eles evidenciam níveis elevados de julgamento clínico e tomada de decisão, traduzidos em um conjunto de competências especializadas relacionadas a um campo de intervenção, no qual a prática de enfermagem avançada envolve a utilização e o desenvolvimento das capacidades de orientação e liderança.

Este estudo pretende contribuir aprofundando as competências identificadas durante o processo de liderança, que sejam eficazes e ajudem os líderes a reconhecerem seus pontos fortes e fracos, contribuindo para cuidados de enfermagem de excelência.

Compartilhar