Cofen Firma Parceria Com USAID Para Capacitação em Desastres e Emergências de Saúde

26 de julho de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Cofen vai oferecer cursos e capacitações aos profissionais de Enfermagem.


O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) firmou parceria com a Agência Americana para Desenvolvimento Internacional (USAID) nesta terça-feira, 23/7, para capacitação em resposta a desastres e emergências de Saúde Pública. O Cofen vai oferecer aos profissionais cursos e capacitações através da plataforma CofenPlay. O BHA/USAID, com mais de 30 anos de experiência em assistência humanitária em todo o mundo, irá compartilhar seus conhecimentos e expertise para preparar os profissionais de Enfermagem brasileiros para responder a situações de desastre e emergências.

Cofen vai oferecer cursos e treinamentos pela plataforma CofenPlay.

Grandes desastres, como terremotos, inundações e pandemias, exigem uma resposta rápida e eficaz para minimizar o sofrimento e salvar vidas. Nesse cenário, a Enfermagem desempenha um papel crucial, atuando tanto na linha de frente como na gestão de serviços de saúde e fornecendo os cuidados essenciais às vítimas.

“Nossa missão é salvar vidas, aliviar o sofrimento humano e reduzir o impacto de desastres”, afirma Paulo José de Souza, do BHA/USAID. “A Enfermagem tem um papel crucial na resposta a desastres, e estamos comprometidos em ajudar os profissionais brasileiros a serem os melhores que podem ser.”

A atuação qualificada da Enfermagem na linha de frente de grandes desastres pode fazer a diferença entre a vida e a morte para muitas vítimas. A preparação adequada, o conhecimento técnico e a capacidade de agir sob pressão são características essenciais para esses profissionais, que assumem um papel heroico em situações de crise.

“Investir na capacitação e na valorização da Enfermagem é crucial para fortalecer não só a resposta, mas a gestão de grandes desastres. Ao garantir que os profissionais de Enfermagem estejam preparados para agir com rapidez e eficiência, podemos salvar vidas e minimizar o sofrimento humano”, destaca o presidente do Cofen, Manoel Neri.

O enfermeiro Eduardo Fernando de Souza, que já coordenou o Comitê Gestor de Crise – covid-19 e a Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen, destaca que a preparação preparação deve se basear em padrões internacionais de atendimento, como os protocolos de Grandes Emergências, Desastres e Gestão de Crises. Os enfermeiros são os primeiros profissionais de saúde a chegar ao local do desastre e, muitas vezes, são os únicos disponíveis nos primeiros momentos.

Equipe de Resposta Rápida do Cofen

A ERR tem como missão oferecer ajuda humanitária aos profissionais de Enfermagem acometidos por desastres, em situações que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Sua atuação é baseada na cooperação com os Conselhos Regionais, no sentido de apoiar as ações necessárias para garantir o cumprimento do exercício profissional, a qualidade da assistência e a segurança do paciente.

A equipe atua desde dezembro de 2021 e já participou de 20 missões humanitárias nos estados Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Acre, Espírito Santo, Roraima, São Paulo, Acre, Rio Grande do Sul, Maranhão, Santa Catarina e Paraná acolhendo mais de 7.124 profissionais afetados por desastres naturais e em situações de emergência em saúde pública.

Compartilhar