Cofen e Itaipu Binacional Lançam 2ª Fase de Intercâmbio em Atenção Primária a Saúde na Tríplice Fronteira

9 de abril de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Lançamento foi realizado hoje na margem direita da Itaipu Binacional (Paraguai), com transmissão ao vivo no CofenPlay.


O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Itaipu Binacional lançaram hoje (4/4), em seminário internacional de integração, a segunda fase do intercâmbio técnico-científico na tríplice fronteira. Sessenta enfermeiros brasileiros vão desenvolver, até setembro, atividades em unidades de Saúde na fronteiro Brasil-Paraguai.

A iniciativa tem como objetivo a qualificação e troca de experiências em ações primárias na área de saúde do adulto, da criança, do idoso, da mulher e aleitamento materno, buscando a integração das politicas de saúde nas comunidades fronteiriças.

O intercâmbio teve início em 2023, quando cerca de 100 enfermeiros paraguaios e 20 argentinos atuaram em unidades de Saúde de Foz do Iguaçu/PR, onde conheceram a atuação de um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Cofen e a Itaipu já projetam a fase 3, quando enfermeiros argentinos serão recebidos no Paraguai, e a fase 4, quando brasileiros e paraguaios serão recebidos na Argentina. Pelo impacto positivo do programa, o Cofen avalia a possibilidade de extensão a outras regiões de fronteira.

O seminário foi realizado na margem direita da Itaipu Binacional (Paraguai) e transmitido pelo CofenPlay. Estiveram presentes representantes do Cofen, do Coren-PR, diretores da Itaipu, autoridades do Ministério da Saúde do Paraguai, do Brasil e Argentina.

Compartilhar