Alinhamento entre entidades ressalta a essencialidade da profissão e a importância de elevar os avanços na área.
O Conselho Federal de Enfermagem recebeu nesta quarta-feira (30) a visita das perícias forenses da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco para discutir medidas estratégicas que impactam diretamente o fortalecimento da prática da Enfermagem Forense no Brasil.
A parceria entre as entidades ressalta a essencialidade da profissão e a importância de elevar os avanços na área. “A Enfermagem é linha de frente, o primeiro contato, com as vítimas de violência. A categoria luta não só pela profissão, mas pela justiça social na solução de crimes”, destaca o coordenador da Comissão Nacional de Enfermagem Forense do Cofen, Antônio José Coutinho.
Na reunião, os profissionais abordaram os desafios enfrentados para a autonomia da Enfermagem Forense. O presidente da comissão de perícia forense da OAB/PE, Diogo Ramos, se colocou à disposição para a implementação de novas iniciativas. “Quanto mais nós, em conjunto, difundirmos a informação sobre a área, mais realizaremos avanços nessa prática ainda desconhecida. Conte conosco!”, disse.
Além disso, houve a discussão sobre a resistência das instituições de ensino para a adesão do curso nas matrizes curriculares. A expectativa é de que concursos públicos voltados para a área aconteçam em 2024. “Há resistência, mas aos poucos vamos conquistando o nosso lugar. Nós estamos nos esforçando não só na parte finalística, de atuação, mas também na qualificação do ensino’, concluiu a presidente do Cofen, Betânia Santos.
No dia 13 de setembro, às 8h, as comissões de Enfermagem Forense dos Conselhos Regionais de Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Goiás estarão presentes na sede do Cofen, em Brasília, para a realização do evento.
O encontro busca padronizar, alinhar perspectivas e apresentar os avanços e conquistas da profissão em âmbito nacional com as comissões já instauradas nos estados. “A unificação de profissionais da Enfermagem Forense no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem reforça a atuação da categoria no Brasil”, diz Antônio José Coutinho.