Cofen e Coren-SP Lançam Formulário Para Apoiar Profissionais de Enfermagem no Litoral Norte de SP

27 de fevereiro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conselhos querem identificar profissionais acometidos pelas chuvas para avaliar necessidades individuais e oferecer ajuda necessária.


Buscando apoiar a Enfermagem que vive nas áreas do Litoral Norte de São Paulo atingidas por fortes chuvas nos últimos dias, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de São Paulo (Coren-SP) disponibilizaram formulário virtual de cadastro para que enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes afetados sejam identificados e tenham suas necessidades avaliadas. Se você é profissional de Enfermagem, vive na região e foi acometido pelas enchentes, informe sua situação clicando aqui.

chuva-litoral-norte-SP

A realidade da categoria nas áreas atingidas está sendo monitorada pela Equipe de Resposta Rápida do Cofen

A realidade da categoria nas áreas afetadas está sendo monitorada pela Equipe de Resposta Rápida (ERR) do Cofen. Em parceria com o Coren-SP, o grupo está realizando um levantamento do cenário local, e a partir do preenchimento do formulário pelos profissionais, vai elaborar ações de amparo para garantir a continuidade da assistência à população.

“É fundamental que todos os profissionais atingidos preencham o formulário com suas informações corretas, pois só assim vamos conseguir realizar a identificação e a avaliação das necessidades de cada um”, destacou Eduardo Fernando de Souza, coordenador da ERR.

Entre o sábado (18) e o domingo (19), as chuvas que caíram na região foram as maiores registradas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O desastre provocou deslizamentos de encostas, alagamentos, quedas de árvores e falta de luz. Os municípios de São Sebastião, Bertioga e Ubatuba foram os mais atingidos.

Até o momento, 16 profissionais de Enfermagem acometidos pelo desastre já foram identificados. Segundo informações atualizadas pelo Governo de São Paulo, quase 2,5 mil pessoas foram afetadas. Deste total, cerca de 700 encontram-se desabrigadas.

“Diante do maior índice acumulado de chuvas da história do Brasil, registrado no litoral paulista, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo e o Cofen estão atuando conjuntamente para mapear os profissionais de Enfermagem que foram vitimados por essa catástrofe e também para apoiar a atuação nos serviços de saúde. Estaremos ao lado da categoria com apoio humanitário, buscando amenizar as dores e as perdas neste momento de dificuldade, além de fornecer o suporte técnico necessário na assistência à população”, afirmou James dos Santos, presidente do Coren-SP.

Clique aqui para acessar o formulário.

Equipe de Resposta Rápida

A ERR tem como missão oferecer ajuda humanitária aos profissionais de Enfermagem afetados por desastres, em situações que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Sua atuação é baseada na cooperação com os Conselhos Regionais, no sentido de apoiar as ações necessárias para garantir o cumprimento do exercício profissional, a qualidade da assistência e a segurança do paciente.

Compartilhar