Equipe de Resposta Rápida do Cofen está atuando para elaborar ações que possam minimizar a situação dos profissionais afetados.
Com intuito de amparar os profissionais de Enfermagem vítimas das fortes chuvas que atingem o Espírito Santo nas últimas semanas, o Conselho Regional do Espírito Santo (Coren-ES) instaurou, por meio da Portaria 338/2022, o Gabinete de Crise, que conta com a parceria da Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para elaborar ações que possam minimizar a situação dos profissionais afetados.
As atividades iniciaram no sábado (3/12), com a identificação dos profissionais cadastrados que estão em situação vulnerável – a partir de formulário divulgado no site e mídias sociais -, e agora seguem nas ruas, proporcionando um primeiro contato.
“Neste momento, estamos indo nos municípios que foram mais afetados pelas chuvas para promover visitas acolhedoras com o objetivo de ajudá-los de forma efetiva”, destaca a presidente do Coren-ES, Sandra Cavati.
Além disso, o Coren-ES criou a campanha “S.O.S Enfermagem”, que visa arrecadar agasalhos, alimentos não-perecíveis, água, kits de higiene pessoal, roupas, calçados e outros mantimentos que possam ser entregues aos profissionais.
As doações podem ser feitas na sede do Coren-ES, em Vitória, e nas subseções de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus, das 8h30 às 16h30. Para os que não puderem comparecer aos pontos de coleta, é disponibilizada uma equipe de voluntários para a captação, triagem e distribuição dos donativos. Para solicitar, basta clicar aqui.