Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen Atualiza Resolução Sobre Atuação do Enfermeiro Perfusionista

19 de abril de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Documento amplia realização de perfusões na formação.


O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a atualização da Resolução 528/2016, que trata da normatização da atuação do enfermeiro perfusionista.

Cofen Atualiza Resolução Sobre Atuação do Enfermeiro Perfusionista

Cofen Atualiza Resolução Sobre Atuação do Enfermeiro Perfusionista. Foto: Cofen

O profissional que deseja atuar na área agora deverá realizar pelo menos 100 perfusões supervisionadas durante a sua formação.

“A alteração busca melhorar a qualidade na formação do enfermeiro perfusionista para garantir mais segurança aos pacientes”, destacou o conselheiro relator Lauro César.

Enfermeiro Perfusionista

Segundo a resolução, as atividades dos enfermeiros perfusionistas devem obedecer às recomendações da Sociedade de Especialistas, ampliando o espectro de atuação do enfermeiro contido na norma atual.

“Essa é uma profissão muito complexa e realmente necessitava da ampliação das perfusões na formação”, destacou o enfermeiro perfusionista Celso Perote.

O enfermeiro perfusionista coordena e administra as atividades do serviço de perfusão, executa a circulação do sangue e sua oxigenação extracorpórea, monitora as pressões arteriais e venosas, dentre outras funções.

A equipe multiprofissional envolvida na realização de cirurgias com CEC é constituída por cirurgiões, anestesiologistas, perfusionistas e enfermagem. O cotidiano profissional do perfusionista é de elevada responsabilidade, pois dentre suas atribuições está a de substituir temporariamente as funções cardiopulmonares do paciente por meio da CEC, utilizando materiais, técnicas e equipamentos específicos no período principal da cirurgia cardiovascular, na qual o coração e pulmão permanecem parados.

Acrescido a isto, é necessário manter o controle da macro e micro hemodinâmica, função hidroeletrolítica, hematológica e equílibrio ácido-base do paciente estáveis em todos os âmbitos da aplicação da CEC. O perfusionista tem a atribuição de manter o paciente hemodinamicamente através desta substituição temporária da circulação sanguínea e oxigenação. Além disso, o perfusionista exerce um papel fundamental na segurança dos procedimentos com CEC por sua ação direta na técnica desempenhada e na prevenção de incidentes.

Compartilhar