Consulta estará disponível até o dia 19 de dezembro. Participe e ajude a aperfeiçoar proposta de normativa.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) abriu consulta pública sobre a atuação dos enfermeiros na imobilização ortopédica. O objetivo é normatizar e autorizar a atuação dos profissionais na assistência em traumato-ortopedia.
São consideradas no rol de procedimentos relativos à imobilização ortopédica, confecção e retirada de aparelhos gessados, talas, calhas gessadas e enfaixamentos com uso de material convencional e sintético (resina de fibra de vidro), as imobilizações com uso de esparadrapo e talas digitais (imobilizações para os dedos), preparação, instalação e retirada de trações trans-esqueléticas e auxílio nas manobras de redução manual, além dos cuidados de Enfermagem com as trações e curativos em feridas e lesões de pele com calha gessada.
Os procedimentos deverão ser supervisionados pelo enfermeiro, atendendo as determinações da Resolução Cofen 358/2009. A equipe de Enfermagem deverá ser devidamente capacitada para prestar cuidados em traumato-ortopedia e imobilização ortopédica.
A consulta estará disponível por 30 dias. Para participar, é necessário preencher o cadastro e realizar o login no sistema. As colaborações serão avaliadas e consolidadas pelo Grupo de Trabalho e submetidas ao plenário do Cofen.
Participe e ajude a aperfeiçoar proposta de normativa.