Círculo de Cultura: “Lugar de Fala” das Enfermeiras no Enfrentamento à COVID-19

18 de outubro de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Relata a experiência de um Círculo de Cultura virtual para promover a saúde de enfermeiras.


O ano de 2020 despontou com singular significado para a Enfermagem, pois, além da celebração do bicentenário do nascimento de Florence Nightingale, a precursora da Enfermagem moderna, o mundo foi surpreendido pela maior crise de saúde pública dos últimos tempos. No cenário mundial, a Enfermagem vem atuando na linha de frente nos mais diversos serviços para o enfrentamento da pandemia da doença Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). Esses profissionais estão expostos a riscos físicos, psicológicos, sobretudo pelo sofrimento moral, podendo dificultar a tomada de decisões e, por vezes, ocasionar colapso emocional.

Círculo de Cultura: “Lugar de Fala” das Enfermeiras no Enfrentamento à COVID-19

Círculo de Cultura: “Lugar de Fala” das Enfermeiras no Enfrentamento à COVID-19. Foto: Divulgação

A partir de tais problemáticas, fortalecem-se debates sobre a capacidade de atendimento dos serviços de saúde, bem como sobre a preservação do bem-estar físico e mental dos profissionais de saúde e as suas condições laborais no atendimento às vítimas da COVID-19. No Brasil, desde o início da pandemia preocupou a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e destaca-se a sobrecarga de trabalho, relacionada à falta de pessoal e ao aumento do número de pessoas contaminadas.

Enfrentamento à COVID-19

A preservação do bem-estar dos trabalhadores da saúde é fundamental para o desenvolvimento de práticas de cuidado adequadas, bem como para a manutenção da força de trabalho disponível. A promoção da saúde é expressa por meio de um conjunto de valores como equidade, justiça social, ética, autonomia das pessoas, incluindo-se a necessidade de lutar por condições e recursos fundamentais à vida que envolvem determinantes sociais, econômicos, políticos e culturais.

Diante disso, reconheceu-se a necessidade de contribuir para a produção de conhecimentos e a criação de alternativas no campo da saúde, com foco na promoção de ambientes sócio laborais saudáveis. Nessa perspectiva, emergiu a oportunidade de dialogar com enfermeiros (as) que se encontravam na linha de frente no combate à COVID-19. Essa iniciativa justifica-se por intensificar as discussões sobre o empoderamento de profissionais da saúde neste momento de crise, reforçando aspectos importantes da valorização e do protagonismo profissional. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um Círculo de Cultura virtual para promover a saúde de enfermeiras diante da COVID-19.

A experiência objetivou promover a saúde de enfermeiras, diante dos desdobramentos da COVID-19, com vistas a possibilitar um espaço de diálogo e instigar reflexões sobre a sua realidade.

Compartilhar