Circuito Eu Sou SUS: Uma Estratégia Para Fortalecer a Atenção Pré-natal

27 de outubro de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Relata a experiência de implantação do Circuito Eu Sou SUS Pré-Natal na Estratégia Saúde da Família.


O pré-natal (PN) é um conjunto de ações voltadas à prevenção de doenças e agravos; promoção da saúde; identificação, diagnóstico e tratamento precoce de enfermidades que visa a saúde do binômio mãe-filho (a) durante a gestação e do pai, quando possível. A atenção PN de qualidade é responsável pela diminuição de óbitos maternos, infantis e fetais devido sua característica de acompanhar a evolução da gestação.

Circuito Eu Sou SUS: Uma Estratégia Para Fortalecer a Atenção Pré-natal

Circuito Eu Sou SUS: Uma Estratégia Para Fortalecer a Atenção Pré-natal. Foto: Divulgação

Neste cenário desafiador que envolve a necessidade de qualificar as práticas realizadas pelos profissionais de saúde e impulsionar ações estratégicas com vista à redução da morbimortalidade materna e infantil, destaca-se o processo histórico desde o lançamento em 2000 do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher em 2004 e a Rede Cegonha em 2011. Essas políticas públicas possibilitaram o fortalecimento e as orientações macroestratégicas para a qualificação do cuidado PN e a atenção à saúde
de mulheres grávidas.

Atenção Pré-natal

Neste caminhar constante de aprimoramento das ações no pré-natal, destaca-se a inclusão do pai nesse processo, que é de fundamental importância para a integralidade do cuidado em saúde do pai, mãe e filho. No entanto essa inclusão ainda é frágil devido à desqualificação dos serviços e profissionais para realização do PN do parceiro, além de estigmas e preconceitos relacionados à saúde do homem.

Neste contexto, ressalta-se que a Atenção Primária à Saúde (APS) é o componente do Sistema Único de Saúde (SUS) mais próximo do território e, por isso, possui o potencial de conhecer as famílias adscritas das unidades e potencializar esse cuidado em saúde, através da identificação rápida de gestantes na região e incentivo à realização do pré-natal, evitar desfechos negativos da gestação e do planejamento familiar.

Justifica-se a realização desse trabalho devido à necessidade de compartilhar experiências exitosas sobre a atenção pré-natal, contribuir para o fortalecimento do cuidado com o binômio mãe-filho (a) no Brasil e ampliar o escopo de produções sobre o tema. Diante disso, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de implantação do Circuito Eu Sou SUS Pré-Natal na Estratégia Saúde da Família (ESF), no município de Atalaia no estado de Alagoas, Brasil.

Compartilhar