CIF Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

10 de novembro de 2014 por filipesoaresImprimir Imprimir


O objetivo geral da classificação é proporcionar uma linguagem unificada e padronizada assim como uma estrutura de trabalho para a descrição da saúde e de estados relacionados com a saúde. A classificação define os componentes da saúde e alguns componentes do bem-estar relacionados com a saúde como educação e trabalho.

biblioteca virtual enfermagem cif

Leia Mais:

 

Classificação Internacional de Funcionalidade

Os domínios contidos na CIF podem ser considerados como domínios da saúde e domínios relacionados com a saúde. Estes domínios são descritos com base na perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade em duas listas básicas:

  • Funções e Estruturas do Corpo
  • Atividades e Participação

Como classificação, a CIF agrupa, sistematicamente, diferentes domínios de uma pessoa com uma determinada condição de saúde, e o que uma pessoa com uma doença ou perturbação faz ou pode fazer.

A funcionalidade é um termo que engloba todas as funções do corpo, atividades e participação. De maneira similar, Incapacidade é um termo que inclui deficiências, limitação de atividade ou restrição na participação. A CIF também relaciona os fatores ambientais que interagem com todas estes constructos. Neste sentido, a classificação permite ao utilizador registrar perfis úteis da funcionalidade, incapacidade e saúde dos indivíduos em vários domínios.

Compartilhar